Volta por cima

Imagem
Volta por cima Casamento de meu primogênito. Quanto tempo?! Isso mesmo, mas ainda estou por aqui. Minha vida deu uma virada significativa desde que Deus se revelou para mim.  Depois que recuperei da tentativa contra vida, voltei a sonhar. Ainda tenho sequelas como a visão embaçada, no entanto isso não me atrapalha no dia-a-dia. Estou firme nos propósitos que formulei para estar sempre na vontade de Deus. Consegui vencer a depressão, trabalho com dedicação no trato com meus alunos, tenho comunhão na igreja com as pessoas e com Deus, entrei na autoescola e tirei minha CNH. Estou dirigindo!!!!! Hoje, quase 3 anos depois do fundo do poço, estou vivendo o melhor de Deus. Nunca imaginei viver essa sensação tendo vivido deprimida por anos. Quando Deus tomou o controle de minha vida, realmente, tudo mudou. Ele governa tudo. O Espírito Santo que habita em mim tem me capacitando a ser um Ser Humano melhor. Meus filhos se formaram grandes homens! Meus pais estão idosos e necessitando de minha pre

Ser Mulher





Estava eu vagando pelo blog do amigo Gil, e lá ele discorreu uma bela poesia sobre a mulher (Mulher, fio de amor, no equilíbrio da vida), me dei conta de que, por vezes, fico a pensar o que seria da humanidade sem a mulher. Segundo a filósofa Simone de Beauvoir, “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher” para ela a questão de ser mulher está relacionada à uma constituição físico-química do corpo humano. A escritora, ao dar norte à trajetória das mulheres, diz em seu livro, Segundo Sexo (1949) que como bebês e crianças, somos iguais até o ponto em que os ensinamentos mudam e aí nos tornamos homens ou mulheres, conforme as regras atuais. Beauvoir foi uma mulher à frente de seu tempo e como ela muitas outras pioneiras tiveram sua influência na história, sempre nos papéis tidos até então como masculinos: a primeira motorista de caminhão (nos anos 50, Neiva Chaves Zelaya, conhecida como Tia Neiva), a primeira aviadora ( Amelia Earhart, o dia 17 de junho de 1928), a primeira mulher na política (Alzira Soriano, eleita em 1928 para o cargo de prefeita da cidade de Lages/RN) . Essas mulheres foram e são exemplos pela força e coragem, ousadia e persistência e, acima de tudo, fé em si mesmas. Essa mesma mulher que por mais da metade da história não teve voz, não foi representada e hoje é, em muitas circunstâncias, arrimo de família e tomadora de decisões.  Por que sermos tratadas com diferença?

Ao longo da história, ser mulher era uma desvantagem social e política e em algumas culturas ainda é assim. Temos notícias vindas de países em guerra envolvendo mulheres e meninas que são revoltantes!

Atualmente a mulher continua "muitas" e com certeza merece ser reconhecida. Isso porque vai à luta estando grávida, doente, mesmo cuidando dos filhos e com responsabilidades com o lar. A mulher merece ser reverenciada sim. São várias mulheres em uma só, mãe, filha, trabalhadora, conselheira, forte, sedutora, amante, provedora, amiga. Se é feia ou bonita não importa, ser mulher já é ter graça por natureza, é saber ouvir com um abraço, sorrir com os olhos, chorar com o espírito, sonhar em ação, é viver em poesia a realidade do dia. É franzir o cenho para enxergar o que o outro tem de melhor ou apenas ouvir o desabafo e lhe estender a mão, ainda que este não mereça. É ser leve mesmo carregando um fardo nas costas. Ser mulher é muitas vezes ter TPM, angústia e solidão e mesmo assim ter que dar conta de tudo e de todos. É olhar para um guarda-roupas cheio de roupas e não ter roupa, é ser linda e sentir-se horrível, é querer e não querer, é ter ideia e soluções e, às vezes, ficar quietinha. Somos seres inteligentes e hábeis! Em muitas tarefas sabemos nos sair melhores do que os homens. Já adquirimos um bom espaço no mercado, mas ainda sofremos preconceito.

Somos mulheres com muito orgulho disso!

No entanto, falando agora de mulher pra mulher, com certeza ser mulher é ter uma beleza que nos foi dada especialmente, é ter graça não precisamos estar dentro dos padrões que a sociedade nos impõe, afinal cada um é cada um. É bom refletir acerca da importância da valorização da essência feminina porque se não damos essa importância nos trancamos ao amor, àquilo que é natural a cada uma de nós.

A partir daí deixamos de nos dar valor e, assim, queremos ser valorizadas pelos homens. E assim, não vale a pena, porque grande parte dos homens não sabe valorizar. Está na hora de rever nossa postura no mundo, de voltar ao que é relevante, não vamos voltar ao século passado, mas é importante que possamos atualizar o ser mulher nos dias de hoje, não nos esquecendo da riqueza desse dom único e especial de: SER MULHER!




Fontes
Blog Todos à Bordo
Rank Brasil
Sua Pesquisa






Comentários

  1. Boa tarde!
    Um texto bem oportuno! Também li o poema do Gil! [Um Homem sensivelmente doce] Amei o seu texto concordando totalmente com cada palavra!

    Quando olho o horizonte e te imagino.
    Beijos e uma excelente semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô flor, obrigada! O poema doo amigo Gil é maravilhoso!
      Gostei de ter comentado.
      Boa semana, beijo!

      Excluir
  2. "Mulher, se Deus não criasse você/ ele próprio custava a crer", disse-o Vinicius de Moraes. Ele sabia o que dizia... Como você o faz tão bem. Parabéns pela postagem. Pelo blog.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que visita agradável e bem-vinda! A mulher sempre foi uma figura central para Vinícius de Moraes, boa lembrança!
      Obrigada pelo comentário, José Carlos!

      Excluir
  3. Boa noite. Lindo texto. O Gil iria gostar de ler. Ausentou-se, hoje, por uns dias, mas vai chegar e ver :))

    Bjos
    Votos de uma óptima noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, que bom tê-la aqui sempre simpática!

      Obrigada. Espero que Gil faça boa viagem!

      Boa noite, minha querida!

      Excluir
  4. Oi minha querida, obrigado por me segui, parabéns pelo blog e pelo post, faço parte do Projeto Seguidores para o Blog, estou te seguindo, beijinhosssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rúbia! Muito prazer fique à vontade.
      Obrigada por vir.

      Excluir
  5. Olá, Cleo!

    Que texto! Parabéns!

    Também li "O Segundo Sexo" de Beauvoir, mas era estudante universitária e não consegui abranger tudo o k ela queria me dizer. Agora, a entendo, perfeitamente.

    Nós não queremos ser iguais aos homens, queremos sim ter os mesmos direitos e deveres. Não temos a força física deles, pois não, mas nós conseguimos resolver situações, k eles jamais conseguiriam. Nós, por vezes, somos umas serpentezinhas -rs.

    Infelizmente, ainda há culturas, onde a mulher está bem na base da pirâmide social, mas a gente vai subindo, pouco a pouco.

    Beijos e um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, flor, para ler Beauvoir precisa de maturidade e agora você tem.
      Verdade, às vezes, somos como serpentes, terríveis, né?
      Quanto às culturas, está fora de nossa alçada, mas creio que vamos evoluir, isso não pode ficar impune são muitas mulheres sendo violentadas e mortas em mais de 12 países no mundo. É lamentável!

      Obrigada por vir.

      Beijos.

      Excluir
  6. Olá, Cleo!
    Obrigada pela visita no Ciranda de Frases...
    Ser mulher é um privilégio, Deus a criou com um lindo propósito...
    Boa quinta-feira... Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, um privilégio, Anete!
      Obrigada por retribuir!

      Boa quinta pra ti também!

      Excluir
  7. Olá Cleo!
    Um belo e interessantíssimo texto, alusivo à mulher. Gostei imensamente, obrigada pela mensagem.
    Beijinho de paz.
    Luisa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entreabertas

Devasso Coletivo

Volta por cima