Inclusão - Uma Realidade que os números não mostram

Imagem
  O ser humano é um ser único com o seu conjunto biológico e seu contexto social. A diversidade humana é bastante rica e, ao mesmo tempo, pode ser complexa, principalmente, quando a característica da diferença que tratamos é uma deficiência. Por mais que evoluamos com tecnologias avançadas o olhar para uma pessoa "diferente” continua existindo. A diversidade humana com todo o seu diferencial é bem discutida no meio educacional nos dias atuais e, segundo Mantoan (2003) “ está sendo cada vez mais desvelada e destacada e é condição imprescindível para se entender como aprendemos e como compreendemos o mundo e a nós mesmos” . No entanto, a maioria das instituições brasileiras não está preparada para trabalhar com as diferenças de uma deficiência. Buscam apoio nas secretarias de educação que devido à falta de estrutura e de pessoal, na maioria das vezes, não conseguem suprir as necessidades de suas unidades escolares que lançam sobre os professores a responsabilidade de arcar com os al...

Solidão,uma aliada.


Sentir-se só não é o fim, mas o começo de uma relação consigo mesmo. Antigamente,quando eu terminava um relacionamento, ficava sem chão, como se tivessem me atirado em um abismo. Doía. Doía muito. A dor era sentida de verdade, como se estivessem me esfaqueando o peito. Eu gemia de dor. Já cheguei a gritar sozinha em meu quarto. Muitas vezes, muitas vezes mesmo pensei que não fosse resistir e que aquela dor fosse tomar conta de mim a ponto de eu morrer. A dor se espalhava do peito pelo corpo. Era horrível! 


A dor da solidão é real e para que ela não doa é necessário nos tornarmos amigos dela, já dizia o poeta Antônio Feijó: "Diz- que a solidão torna a vida um deserto; mas quem sabe viver com a sua alma nunca se encontra só; a Alma é um mundo, um mundo aberto [...]".

Aprendi a lidar com minha solidão, hoje somos parceiras. Tomamos sorvete juntas, lemos juntas, escrevemos juntas, assistimos a seriados,  enfim, descobri que sou uma boa companhia pra mim mesma. Às vezes, ainda acontece uma recaída, afinal ninguém é de ferro e a solidão é como um marido (ou mulher) e como todo casal há discórdia. Confesso que quando acontece isso recorro a Deus. Peço companhia pra Ele, imagino-me deitada com minha cabeça em seu colo e tudo fica bem. Mas, não deixo que pensamentos de derrota me vençam, porque infelizmente nessas horas eles vêm com força total e você precisa combatê-los com muita positividade. Você é mais forte! Outro fator que me impulsiona são meus três gatinhos de estimação, eles me fazem companhia em todo momento, um animalzinho faz bem! Isso é comprovado!

Lidar com a solidão é assim, você precisa gostar de sua companhia e estar preparado para recaídas. E lembre-se: Você não está só! Milhões de pessoas sofrem com isso, então não fique triste. Ame sua companhia, aproveite de si mesmo. Tenha pensamentos positivos. Você tem muito a se oferecer!!!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entreabertas

Devasso Coletivo

Amar ou não Amar?