Volta por cima

Imagem
Volta por cima Casamento de meu primogênito. Quanto tempo?! Isso mesmo, mas ainda estou por aqui. Minha vida deu uma virada significativa desde que Deus se revelou para mim.  Depois que recuperei da tentativa contra vida, voltei a sonhar. Ainda tenho sequelas como a visão embaçada, no entanto isso não me atrapalha no dia-a-dia. Estou firme nos propósitos que formulei para estar sempre na vontade de Deus. Consegui vencer a depressão, trabalho com dedicação no trato com meus alunos, tenho comunhão na igreja com as pessoas e com Deus, entrei na autoescola e tirei minha CNH. Estou dirigindo!!!!! Hoje, quase 3 anos depois do fundo do poço, estou vivendo o melhor de Deus. Nunca imaginei viver essa sensação tendo vivido deprimida por anos. Quando Deus tomou o controle de minha vida, realmente, tudo mudou. Ele governa tudo. O Espírito Santo que habita em mim tem me capacitando a ser um Ser Humano melhor. Meus filhos se formaram grandes homens! Meus pais estão idosos e necessitando de minha pre

Diferença de idade interfere na felicidade?




Ouvi de uma amiga esses dias que quanto mais novinho melhor para relacionamento. Confesso que fiquei intrigada porque na minha opinião quanto mais novo mais vai aparecer com meus filhos!!!
No entanto, tive que concordar com a parte onde se referiu à experiência e ao cuidado mútuo. Nós, quarentonas (pelo menos as que conheço) dos anos atuais, estamos conseguindo nos manter em forma com dietas saudáveis, exercícios físicos e a busca da tranquilidade, o que atrai pessoas, pois nada melhor do que está ao lado de gente positiva e pra cima. Gente otimista! E por quê não aliar isso à experiência que cada um tem? Ou por quê não experimentar para ver como é? – Perguntas que devem  se fazer os candidatos a esse tipo de relacionamento.


Mas, para isso é preciso estar pronto para vivenciar situações um tanto constrangedoras o que em algum momento irão acontecer.

Porém, em se tratando do casal, alguns dos problemas que vão encontrar nesse relacionamento cuja diferença de idade é considerável, além de algum tipo de constrangimento, são a insegurança e a imaturidade. Ramy Arany,  terapeuta comportamental, diz que a sociedade hoje está bem mais aberta a aceitar que a idade não é um impedimento para o amor, mas que é necessário compreender o que a diferença pode significar na vida a dois:

"Quando um casal é maduro, independente da idade, a convivência tende a ser harmônica e as possíveis dificuldades em relação à diferença não serão valorizadas pelo casal", explica a terapeuta. 


Geralmente, os mais velhos, quando não se colocam no lugar dos mais novos, cobram mais e requerem mais do que estes podem oferecer em certas situações, isso na maioria dos casos, pois também pode ocorrer o inverso, principalmente pela indisposição do outro (o mais velho) para certas atividades ou eventos.


Claro que tudo tem exceção, mas com o passar do tempo a tendência é o desgaste pela incompreensão, o que ocorre em qualquer relação. Não estou dizendo que são relacionamentos fadados ao fracasso, mas que terão que ultrapassar sempre dificuldades além das que já estamos acostumados em um relacionamento onde ambos passam pela mesma fase. Não basta só amor, precisa-se ter um contexto de sentimentos aliados a ele para dar certo. A cumplicidade e o respeito devem estar mais firmes do que nunca, pois em algum momento serão desafiados por terceiros mais do que o normal. Infelizmente, muitas pessoas, inclusive na família, não perdoam essa diferença de idade e lançam palavras de aborrecimentos, tristeza, pessimismo e derrota para o casal.


"Não dá para controlar a opinião das pessoas, e por isso o casal deve ter paciência para que o tempo dê um jeito de mostrar para a família que os dois se amam e que é isso que realmente importa", ressalta Ramy.




Em contrapartida, há o cuidado pelo bem-estar do outro, uma atitude defensiva de quem ama, vinculado ao zelo pela imagem e o trato pelo ser humano que está conosco.



Espero que, de coração, você seja um forte aliado à felicidade alheia. Pode não concordar com a diferença de idade, mas respeitar a decisão de quem escolheu para si isso, é fundamental!

Beijinhos.








Comentários

  1. A diferença de idades aumenta a dificuldade do relacionamento, mas não há dois casos iguais...
    Magnífico texto, para ler e refletir.
    Cléo, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Acho que quando o amor é de verdade, nada pode atrapalhar... beijos, chica

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Adorei o texto. Bom para reflectir!
    -
    Pensamento relaxante...
    Beijo e uma excelente noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há fatos que precisamos ter uma opinião, por isso devemos refletir.

      Beijinhos

      Excluir
  4. Tenho uma opinião meio descrente sobre esse tipo de relacionamento. Acho que até uns 10 anos de diferença a situação é bem administrável, a partir daí pode começar a pesar.
    Relações de homens mais velhos com mulheres bem mais novas ou de mulheres mais velhas com homens bem mais novos tem ao meu ver uma grande dose de vaidade da pessoa mais velha.
    Lógico que não dá pra generalizar, mas acho que é muito comum.

    Se relacionar com alguém bem mais novo acaba de certa forma trazendo uma sensação de poder. De se sentir atraente o suficiente pra "conquistar" alguém que em tese tem possibilidade de também se relacionar com alguém de sua faixa etária.

    Porém por uma série de fatores já não está fácil manter relacionamentos saudáveis entre pessoas de mesma faxia etária, quanto mais com grandes diferenças de idade.

    Alguns vão dizer que o amor pode vencer todas essas barreiras. Mas não acredito que o amor esteja em todo o tipo de relação, pra mim muitos relacionamentos são apenas uso mútuo.

    Enfim, não generalizo, mas é algo que não me convence muito, até porque a diferença de idade pode pesar mais ainda numa relação longa. Exemplo: homem de 25 anos namorando mulher de 40 ou homem de 40 com mulher de 25.
    Passdos 10 anos os mais jovens terão 35 anos e os mais velhos 50. Não vejo como algo que não faça a menor diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diante desse ponto de vista com anos e anos de diferença, também, concordo com você.

      Obrigada.

      Excluir
  5. Independentemente de tudo o que é preciso é serem felizes…
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser feliz é o objetivo, mas tudo tem seu preço.

      Beijinhos.

      Excluir
  6. nao nego que a diferença de idades, seja para que lado fôr terá sempre as suas especifidades, mas qual a relação que não tem os seus obstáculos, mesmo quando as idades são as mesmas? Será que interfere assim tanto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Miguel, não sei se interfere, mas que devemos analisar se vale a pena, devemos.

      Beijinhos.

      Excluir
  7. Não interfere se amboos respeitarem os gostos de cada um, dado que algumas actividades são típicas de certas fachas etárias ...

    ResponderExcluir
  8. Enquanto houver amor, não há diferença de idade.
    Tive uma colega seis anos mais velha e era muito insegura, uma completa tolice, pois como figura de mulher, suplantava em muito a do marido.

    Vim à sua procura, nunca mais apareceu!
    Desejo que esteja ótima, cuidando das flores do jardim, esperando borboletas...
    Tudo pelo melhor, Cleo.
    Domingo risonho e alegre.
    Beijinhos
    ~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Majo, a insegurança é uma inimiga, com certeza! Entendo sua amiga, pois também sofro desse mal.
      Estou trabalhando muito, raramente tenho tido tempo de vir aqui e blogar, mas assim quer der, vou lá!

      Beijinhos.

      Excluir
  9. A vida a retomar em Macau aos poucos e eu também a retomar os blogues aos poucos.

    ResponderExcluir
  10. Olá, querida Cléo!

    Um bom e inteligente post! Amei ler!

    Cada cabeça, sua sentença, mas há que vermos os prós e contras de qualquer relação. Queremos ser felizes, é verdade, mas é preciso ponderar, caso não, teremos um preço a pagar.

    Meu blog está em festa de aniversário e você é nossa convidada. Combinado? Ok. Fico aguardando você. Obrigada!

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Céu, toda relação tem seus dois lados! Precisamos analisá-los e nos adaptarmos ao outro.

      Assim que der, passo por lá!

      Beijinhos.

      Excluir
  11. O segredo de um relacionamento é saber conviver com os defeitos do outro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entreabertas

Devasso Coletivo

Labirintite não é doença só de idoso não,viu?