Volta por cima

Imagem
Volta por cima Casamento de meu primogênito. Quanto tempo?! Isso mesmo, mas ainda estou por aqui. Minha vida deu uma virada significativa desde que Deus se revelou para mim.  Depois que recuperei da tentativa contra vida, voltei a sonhar. Ainda tenho sequelas como a visão embaçada, no entanto isso não me atrapalha no dia-a-dia. Estou firme nos propósitos que formulei para estar sempre na vontade de Deus. Consegui vencer a depressão, trabalho com dedicação no trato com meus alunos, tenho comunhão na igreja com as pessoas e com Deus, entrei na autoescola e tirei minha CNH. Estou dirigindo!!!!! Hoje, quase 3 anos depois do fundo do poço, estou vivendo o melhor de Deus. Nunca imaginei viver essa sensação tendo vivido deprimida por anos. Quando Deus tomou o controle de minha vida, realmente, tudo mudou. Ele governa tudo. O Espírito Santo que habita em mim tem me capacitando a ser um Ser Humano melhor. Meus filhos se formaram grandes homens! Meus pais estão idosos e necessitando de minha pre

Brumadinho Chora suas Famílias





Hoje vou discorrer sobre o que estava lendo acerca do ocorrido em Brumadinho-MG. Um fato lamentável onde centenas de pessoas estão desaparecidas.
Li que o geólogo Alex Cardoso Bastos, um dos autores do relatório da ONU sobre a barragem de minério, afirmou à BBC News Brasil que “A tragédia em Brumadinho estará, certamente, no topo dos maiores desastres com rompimento de barragem de minério do mundo. Infelizmente, é possível que ultrapasse Stava, que foi a maior tragédia do tipo nos últimos 34 anos”, ele também disse em seu relatório que o de Mariana-MG não é o pior em termos de fatalidade, mas em volume e distância percorrida: “é o maior desastre ambiental por rompimento de barragem. E o de Brumadinho deve ser o maior desastre em termos de tragédia humana das últimas décadas".  A meu ver isso quer dizer que se o rompimento em Brumadinho se tornar o pior das últimas décadas em número de mortos, o da barragem da Samarco - na região de Mariana (MG), em 2015, é o mais grave desastre ambiental da história provocado por vazamento de minério. Ambos no Brasil. Você percebe o que eu percebo? Mas, isso é para outro post.

Bom, em miúdos: a capacidade de recuperação da natureza que se observa em acidentes no mar, causados por derramamento de óleo de navios petroleiros é impressionante! Imagens de praias enegrecidas, pássaros e animais mortos chocam o mundo inteiro. Entretanto, passado um tempo, cadeias alimentares se refazem. Grandes incêndios florestais também incitam cenas parecendo aniquilar a vida vegetal e animal. No entanto, basta chover que em poucos anos a biodiversidade se recompõe de maneira inacreditável. Tudo fica verdinho novamente, mas e quando se trata de vida humana?

O rompimento da barragem de Mariana, contendo material de toxicidade elevada, causou bem maior prejuízo ambiental no rio Doce. Mesmo assim, contrariando os catastrofistas, o mundo não terminou.
No entanto, em Brumadinho a situação é diferente. Centenas de pessoas foram enterradas vivas transmitindo uma dor imensa jamais superada por qualquer questão ambiental, assim mesmo vimos ecologistas mais preocupados em salvar animais (não que eles não sejam importantes) que chorar a aflição humana. Dói dentro de mim pensar nas famílias que perderam seus parentes e amigos nessa tragédia. Estou muito triste com tantas perdas...

É lamentável saber que a impunidade assola, como aconteceu em Mariana-MG. Bem, na verdade precisamos lutar para que esse crime humano seja esclarecido. Não importa quando, mas que seja penalizado!

As vítimas fatais exigem compostura, exigem dignidade diante de tal situação, exigem um olhar para seus familiares que ficaram desolados e não uma disputa ideológica.
Vamos interceder por tantas famílias que agora estão entristecidas, famílias inclusive que perderam mais de um parente nessa tragédia humana irreparável. Nada fará com que essa dor cesse. Meu silêncio agora é por vocês...




Comentários

  1. Maravilhosa postagem!

    Beijos e uma boa noite

    ResponderExcluir
  2. Quando o Homem desafia a Natureza invariavelmente sai derrotado.
    Quando é que vamos aprender isso?
    Beijo, bfds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece, meu caro Pedro, que desde os tempos primórdios ainda não se aprendeu nada. Mesmo com tanta evolução o Homem não progrediu muito.

      Beijo e bom fim de semana.

      Excluir
  3. Olá:- Desafiar a natureza é perder. Ninguém conseguirá algum dia derrotar a natureza.
    .
    Feliz Sábado.

    *** Poesia da cor do teu coração ***

    ResponderExcluir
  4. Foi uma tragedia lamentável, e mesmo assim o homem ainda subestima a força da natureza. Adorei seu blog, já estou seguindo.
    Beijos boa semana,
    bellapagina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito lamentável!

      Obrigada por vir e ficar estarei indo te visitar também.

      Boa semana.

      Excluir
  5. Um acidente que não devia acontecer...os responsáveis devem ser punidos...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Cleo, pelo texto. Por dentro e por fora da densidade da tragédia de Brumadinho. Sabemos que, pelo andar da carruagem, ainda conheceremos outras tragédias porque a omissão das autoridades é o pano de fundo dessa toada que nos acompanha.
    Tivemos recentemente Museu de Língua Portuguesa,em São Paulo, com a Estação da Luz; Mariana; Museu Nacional, no Rio de Janeiro; agora Brumadinho... Até quando?
    Um beijo, Cleo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grandes perdas, meu amigo.

      E fazemos a pergunta: Até quando?

      Beijo, José Carlos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entreabertas

Devasso Coletivo

Volta por cima