Volta por cima

Imagem
Volta por cima Casamento de meu primogênito. Quanto tempo?! Isso mesmo, mas ainda estou por aqui. Minha vida deu uma virada significativa desde que Deus se revelou para mim.  Depois que recuperei da tentativa contra vida, voltei a sonhar. Ainda tenho sequelas como a visão embaçada, no entanto isso não me atrapalha no dia-a-dia. Estou firme nos propósitos que formulei para estar sempre na vontade de Deus. Consegui vencer a depressão, trabalho com dedicação no trato com meus alunos, tenho comunhão na igreja com as pessoas e com Deus, entrei na autoescola e tirei minha CNH. Estou dirigindo!!!!! Hoje, quase 3 anos depois do fundo do poço, estou vivendo o melhor de Deus. Nunca imaginei viver essa sensação tendo vivido deprimida por anos. Quando Deus tomou o controle de minha vida, realmente, tudo mudou. Ele governa tudo. O Espírito Santo que habita em mim tem me capacitando a ser um Ser Humano melhor. Meus filhos se formaram grandes homens! Meus pais estão idosos e necessitando de minha pre

Memórias




As tardes de inverno não são como as do outono, mas nos remete a lembranças também. Por vezes,
olho para o horizonte e me pego pensando em algo que deixou saudades. 


Hoje, por exemplo, me lembrei bastante de minha vozinha materna que todas as vezes, sim TODAS as vezes, que íamos visitá-la fazia um delicioso bolo que só ela sabia fazer. Enquanto assava no forno, aquele aroma inebriávamos de vontade de saboreá-lo! Ela fazia com fartura. 


Hoje não tenho mais a companhia de minha vozinha, que faleceu no dia 23 de maio há 3 anos, sofria de alzheimer. Ultimamente não a reconhecia como minha vozinha, estava muito agressiva. No entanto, apesar desse mal, ainda era aquela senhora cheirosa que durante muitos anos fez bolos pra todos que chegavam em sua casa. Apesar de já terem 3 anos, ainda sinto seu cheirinho doce de vovó. 

É... A gente cresce! Mesmo não querendo, crescemos. Mas, as lembranças permanecem em nossa memória, mesmo com esse tal de alzheimer, as pessoas têm seus momentos de lembranças.

Portanto, devemos cultivar momentos com sabedoria, pois ficarão em algum arquivo de nossa memória. 

Apesar da tecnologia avançada, não somos robôs e já tivemos um passado que nos permitiu sermos o que somos hoje. Com situações boas outras nem tanto e, talvez, horríveis passamos por tudo e aqui estamos com nossas reminiscências. 


E você, tem alguma lembrança que vez por outra vem em sua memória? 

Deixo para degustação de vocês um poema de Ricardo Reis (Fernando Pessoa).

Beijinhos.


O Passado é o Presente na Lembrança

Se recordo quem fui, outrem me vejo,
E o passado é o presente na lembrança.
Quem fui é alguém que amo
Porém somente em sonho.
E a saudade que me aflige a mente
Não é de mim nem do passado visto,
Senão de quem habito
Por trás dos olhos cegos.
Nada, senão o instante, me conhece.
Minha mesma lembrança é nada, e sinto
Que quem sou e quem fui
São sonhos diferentes.

Ricardo Reis, in "Odes"
Heterônimo de Fernando Pessoa 












Comentários

  1. Só tive olhos para tão sedutor bolinho
    .
    Desejando um dia feliz
    .
    ** LÁGRIMAS DE AMOR **

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah não faz mal, querido Gil.
      Fico feliz por sua visita.

      Beijinhos ;)

      Excluir
  2. Gostei de tua lembrança e recordação da tua vovó... Linda poesia! beijos, chica

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu sou do sul de Portugal, tenho lá as casas que o meu avó construiu, e sempre que lá vou num fim de semana ou férias, vou ver os documentos do meu avô, a carteira que ele usava , que deixa aquele cheiro de cabedal velho,e onde habito tenho toalhas da minhas avó e utensílios de cozinha com mais de 60 anos. a comida, nunca mais foi a mesma... Isso é verdade.Ela fazia pão, 15 pães num forno enorme a lenha, depois biscoitos, depois pizzas, enfim, enquanto estudava para os exames, era o cenário que tinha em frente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossos avós deixam tanta saudades, não é, flor?
      Como pode ainda sentirmos o cheiro de anos atrás?
      Enfim, tivemos a oportunidade de estar com ele.

      Beijinhos ;)

      Excluir
  4. Amei a postagem! Obrigada

    Beijos e um dia Feliz!

    ResponderExcluir
  5. Vi um bolinho e não resesti, vim ver se havia cafezinho.
    Porém, gostei da prosa e poesia...
    Um poema excelente de RReis, escrito por Fernando Pessoa...
    Saudades de vozinha são muito especiais, conformadas,
    emotivas e muito ternas.
    Dias bons, Cleo.
    Beijos
    ~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem cafezinho, Majo e sua presença é sempre bem-vinda.
      Fernando Pessoa sabia tocar nossa alma.
      Minha vozinha, assim como tantas outras, deixou saudades..,

      Beijinhos ;)

      Excluir
    2. Queria dizer 'resistir', peço desculpa pelo lapso.
      Ótima semana Cleo.
      Beijinhos
      ~~~~

      Excluir
    3. Faz parte esses lapsos!
      Não se preocupe.

      Beijinhos

      Excluir
  6. Amei esse seu texto, realmente é um dos melhores blog que estou acompanhando. Suas postagens são excelente! Parabéns!

    Já até salvei em meus blogs favoritos ..

    Meu Blog: Triângulo da Sorte Resultado

    ResponderExcluir
  7. Que postagem deliciosa, querida Cléo.
    Eu também me recordo, com saudades, dos quitutes preparados por minha avó materna.
    Um carinhoso abraço de
    Verena.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entreabertas

Devasso Coletivo

Labirintite não é doença só de idoso não,viu?