Volta por cima

Imagem
Volta por cima Casamento de meu primogênito. Quanto tempo?! Isso mesmo, mas ainda estou por aqui. Minha vida deu uma virada significativa desde que Deus se revelou para mim.  Depois que recuperei da tentativa contra vida, voltei a sonhar. Ainda tenho sequelas como a visão embaçada, no entanto isso não me atrapalha no dia-a-dia. Estou firme nos propósitos que formulei para estar sempre na vontade de Deus. Consegui vencer a depressão, trabalho com dedicação no trato com meus alunos, tenho comunhão na igreja com as pessoas e com Deus, entrei na autoescola e tirei minha CNH. Estou dirigindo!!!!! Hoje, quase 3 anos depois do fundo do poço, estou vivendo o melhor de Deus. Nunca imaginei viver essa sensação tendo vivido deprimida por anos. Quando Deus tomou o controle de minha vida, realmente, tudo mudou. Ele governa tudo. O Espírito Santo que habita em mim tem me capacitando a ser um Ser Humano melhor. Meus filhos se formaram grandes homens! Meus pais estão idosos e necessitando de minha pre

Vivendo às sombras em um Relacionamento




"Formavam um casal até então simpático. Suas relações eram acaloradas, transavam intensamente. Ele morava em outra cidade, vinha de 15 em 15 dias e ela de contrapartida ia de 15 em 15 dias, não deixavam de se ver um fim de semana sequer. Um certo dia, sem avisar, ela foi até seu apartamento e o encontrou bêbado e drogado, não sabia que fazia isso. Então se revoltou e foi embora. No dia seguinte, ele todo sem jeito pediu desculpas e disse que havia tido uma recaída e que a amava e precisava dela para não ter mais aquelas atitudes. Ela acreditou e reataram.  A confiança não era mais a mesma, um certo dia ele demorou para chegar da rua e ela foi atrás dele, quando o encontrou estava em um bar bebendo, ali mesmo pelas redondezas do bairro. Então, ela pegou a garrafa de cerveja jogou no chão e os dois foram embora calados. Ao chegarem no apartamento, aquele homem já alterado pelo álcool pegou-lhe pelo pescoço e tentou asfixiá-la, só não conseguiu porque ela puxou seus cabelos com uma de suas mãos e os vizinhos chegaram para socorrê-la. O homem pegou suas coisas e voltou para sua cidade".

Passei pelo blog do amigo JLynce e li sobre a violência doméstica e além do mais tenho acompanhado também os noticiários sobre este assunto, por isso quis falar dele.

Coloquei este caso de propósito, pois a vítima provocou seu cônjuge, sei que teve sua parcela de culpa, no entanto nada justifica uma agressão . Também já passei por isso em minha vida e digo que homem nem sempre precisa de motivo, é só ele se sentir ameaçado por ciúme, emprego, rivalidade, posição ou até mesmo por machismo puro e simplesmente, que logo parte para "cima" em uma oportunidade que surge. 

Segundo a psicóloga da PPAM, Aneline Schneider Decker "É uma questão transgeracional se observada pelo aspecto cultural, junto com uma associação de fatores e um deles, além da possessividade é o egocentrismo'. Segundo ela, qualquer coisa que não gire ao redor do homem agressor o faz desequilibrar, tornando-se uma ameaça e ele parte para agressão moral e física.

Li uma pesquisa realizada pelo Instituto AVON/IPSOS, de 2011, os seguintes dados acerca da violência cometida contra as mulheres:

-Motivos declarados por 246  mulheres

Ciúmes  ……………………………48
Bebidas/alcoolismo ………………. 43
Falta de respeito……………………26
Desconfiança……………………….20
Traição……………………………...20
Desentendimentos  cotidianos...........19
Problemas financeiros……………. ..18
Desequilíbrio emocional …………...18


-Justificativas de 124 homens agressores

Ciúmes ……………………………...38
Bebidas/alcoolismo………………….33
Traição……………………………….21
Foi provocado………………………..19
Problemas econ/financeiros……….....18
Desconfiança………………………...12
Não teve motivo …………………….12


Estive observando que, naquela época, do ponto de vista dos homens, a maior queixa já era o ciúme. O homem ciumento é inseguro e com baixa autoestima. É vítima da cultura machista, dominadora que o induz a buscar a autoafirmação por meio da força física, embora esteja  fragilizado naquele momento. Ele necessita de atendimento psicológico ou, em casos mais graves, até psiquiátrico. É muito importante também que a mulher passe por um trabalho de autoconhecimento e orientação para  ter a percepção do que motiva  o ciúmes do cônjuge e aprender a lidar com essas situações para não viver .

Outro ponto muito importante é a violência psicológica que as mulheres praticam em cima deles. O psicólogo Carlos Zuma, Instituto Noos (RJ), fala que “a violência psicológica praticada na forma de desvalorização, humilhação ou, até mesmo a demanda por uma atitude violenta contra outros homens que as possam estar importunando, pode causar grandes estragos, quando praticada repetidamente por alguém importante em nossa vida”. Acho interessante o quanto eles se sentem humilhados nesse quesito, isso porque segundo o IBGE, as mulheres têm maior escolaridade. Então por que eles não estudam? Será mais fácil se vitimizar e partir para violência? Não é bom nem um nem outro viver às sombras. Ambos precisam se enxergarem e se respeitarem.

Como no caso que exemplifiquei, um outro item da pesquisa que precisa ser visto é a alegação dos homens quanto serem provocados pelas mulheres. Quando isso acontece? Como deve ser o comportamento de homens e mulheres diante de atitudes provocadoras? São perguntas pertinentes neste caso. E para isso é preciso educar as novas gerações para saberem solucionar os conflitos de forma pacífica, já que temos a tendência a repetir os modelos que vivemos na infância.
Estes resultados mostram claramente a necessidade urgente de se repensar as soluções priorizadas no combate a violência a mulher. 

Para aprender a lidar com as próprias emoções e as emoções dos outros, faz-se necessário uma alfabetização emocional.  É muito importante buscar ajuda profissional para um processo educacional desse âmbito, a terapia familiar e a terapia comunitária são recursos que devem ser levados em consideração.

A verdade é que se precisa ter respeito mútuo. Olhar o outro a partir de si mesmo. Contar até 1000 se for preciso para não ser violento. Se você sabe que é pavio curto, pense bem, faça sempre uma análise sobre suas atitudes, tente se distrair nos fins de semana para não viver sob estresse constante. Agora, se você convive com alguém explosivo, tente não provocar, o respeito vale para os dois lados.
Amar é preciso!

Beijos meus amores.






Comentários

  1. Infelizmente existem muitas mulheres, cegas pelo amor, que não sabem com quem andam metidas, depois a violência acontece.
    Sei que não sou merecedor desse destaque, mas obrigado, obrigado mesmo.

    Beijinho doce e bom Domingo
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso, meu amigo?! Somos parceiros aqui, lemos e compartilhamos...

      Entretanto, muitos homens só demonstram quem realmente são depois de algum tempo de relacionamento, daí muitas de nós ficam encurraladas, presas emocionalmente ou financeiramente, então não conseguem se desvincular do parceiro. Fica difícil!

      Beijos e bom domingo!

      Excluir
  2. RESPEITO,RESPEITO E mais ainda RESPEITO! De ambas as partes! belo post! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Um excelente artigo e acho que tem razão uma grande parte dos "mal entendidos" provêem dos ciumes desmedidos.
    Um abraço e bom Domingo.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, meu amigo Francisco! O ciúme é um forte aliado das agressões, devemos ter cuidado com ele em demasia.

      Bom domingo, querido.

      Excluir
  4. Eu fui bem apertada no pescoço mas não o provoquei, pelo contrário, apoiei quando ele estava a dar sinais de um esgotamento, depois de me bater, ele que enlouquecesse sozinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é importante, Pink. Dar apoio. No entanto, nem todos veem isso em nós. O jeito é nos afastarmos mesmo, por mais que gostemos da pessoa.

      Excluir
  5. Apesar de condenar totalmente qualquer tipo de violência, acho que muitas mulheres são culpadas da sua própria situação. Não só, porque se envolvem com homens de formação duvidosa, mas também pela natureza das próprias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, JLynce e respeito sua opinião. E sei que há também esse tipo de situação, só não podemos generalizar.

      Excluir
    2. Por isso que ele não generalizou, disse algumas mulheres...
      É interessante notar que homens infiéis por exemplo dificilmente ficam seme mulher.
      Inclusive as mulheres traídas teimam muitas vezes em ficar com os mesmos. Isso é só um exemplo de algo que nem é tão raro.

      Excluir
    3. Sim, eu até acredito nisso. Há uma acomodação, talvez uma situação onde ambos aceitem isso, mas não é sempre. Há aquelas que não aceitam e acabam sendo violentadas por isso.

      Excluir
    4. Hoje escrevi sobre isto das opiniões...

      Excluir
  6. Excelente conteúdo. Sou contra violência em toda sua forma de expressão. A violência é a arma do ignorante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marcos. A vioência, seja de que forma for, deve ser rejeitada.

      Excluir
  7. Concordo com o tudo o que disse o JLynce, sem retirar uma virgula.

    Adorei o artigo:))

    Bjos
    Votos de uma óptima noite de Domingo

    ResponderExcluir
  8. A violência, independentemente das vítimas, é ignóbil, abjecta.
    Bjs, boa semana

    ResponderExcluir
  9. Amiga, é sempre um prazer visitar este seu cantinho. Em relação ao assunto e, infelizmente existe uma maioria de homens agressores mas existem entre eles muitas vítimas silenciosas pela vergonha de serem agredidos pelas companheiras. Em pouco mais de dois meses por aqui já foram cerca de 14 vítimas mortais, 12 mulheres, 1 criança e um homem. O motivo geralmente é o famoso "não és minha não serás de ninguém", o costume em relações mal terminadas. normal em relações em que nunca terá havido respeito ou mesmo amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu querido Miguel! É verdade! Os números são alarmantes! A possessividade é muito alta entre os homens, parece sinal de poderio. Muitas mulheres são coniventes com isso, aceitam. Eu não aceitei!

      Obrigada por vir mais uma vez.

      Excluir
  10. Respeito é a principal ideia para evitar a violência doméstica. Mas ela não para de aumentar... um verdadeiro flagelo social.
    Uma útil e oportuna crónica, Gostei de ler.
    Cleo, bom resto de semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, Jaime, a violência doméstica vem aumentando mesmo.
      Obrigada por vir, bom domingo.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entreabertas

Devasso Coletivo

Labirintite não é doença só de idoso não,viu?