Volta por cima

Imagem
Volta por cima Casamento de meu primogênito. Quanto tempo?! Isso mesmo, mas ainda estou por aqui. Minha vida deu uma virada significativa desde que Deus se revelou para mim.  Depois que recuperei da tentativa contra vida, voltei a sonhar. Ainda tenho sequelas como a visão embaçada, no entanto isso não me atrapalha no dia-a-dia. Estou firme nos propósitos que formulei para estar sempre na vontade de Deus. Consegui vencer a depressão, trabalho com dedicação no trato com meus alunos, tenho comunhão na igreja com as pessoas e com Deus, entrei na autoescola e tirei minha CNH. Estou dirigindo!!!!! Hoje, quase 3 anos depois do fundo do poço, estou vivendo o melhor de Deus. Nunca imaginei viver essa sensação tendo vivido deprimida por anos. Quando Deus tomou o controle de minha vida, realmente, tudo mudou. Ele governa tudo. O Espírito Santo que habita em mim tem me capacitando a ser um Ser Humano melhor. Meus filhos se formaram grandes homens! Meus pais estão idosos e necessitando de minha pre

Quero mudar o jeito dele (a), e agora?







O ímpeto de mudar as pessoas que dizemos que amamos parece se contrapor ao amor. Se amamos e somos amados, por que seria preciso qualquer mudança? Amar não é exatamente aceitar o Ser de uma maneira inteira, em seus altos e baixos?

É incoerente o pensamento de querer a transformação do outro se eu me atraí por ele dessa maneira. Estava lendo um artigo onde a esposa falava justamente sobre isso, que gostaria que seu marido fosse mais reservado (assim que nem ela) e que não risse tão alto, mas que o admirava por isso e que se atraiu por ele ser assim no início do relacionamento. Confesso que fiquei na dúvida do que entender, mas acho que o que a esposa tem é ciúmes, pois enquanto ela é reservada e tímida, o marido se destaca.

O pensamento de querer modificar nossos companheiros soa de maneira perturbadora porque, coletivamente, temos sido profundamente influenciados por uma concepção filosófica do amor romântico. Tal concepção diz que o principal indicador da presença do amor é a capacidade de aceitar a outra pessoa no seu todo, com seus lados positivos e negativos – e, em certo sentido, particularmente em seus lados negativos. Amar alguém de acordo com a filosofia romântica é, simplesmente, amar do jeito que ele/ela é – sem nenhum intuito de modificar a pessoa. Precisamos aceitá-la como um todo para nos sentir dignos da emoção que atestamos sentir. Do contrário, estaremos sendo hipócritas.

Estive fazendo uma pesquisa sobre o que os especialistas falam acerca da mudança e eles levam para o lado da personalidade e alegam que ela é desenvolvida até certa idade, por volta dos 30 anos, e depois estaciona. Isso quer dizer que temos até os 30 para ajustar nosso jeitinho, depois é mais complicado! Como mudar por alguém? Se não posso por mim mesmo?

Maria Elisabeth Montagna, professora de psicologia da PUC-SP diz que “Esse limite é apenas uma época em que se considera que o adulto já é independente e maduro. Dependendo da pessoa ou da cultura em que ela foi criada, a definição da personalidade pode vir antes ou depois”.
A tendência é que a partir dos 30 anos sua personalidade se congele.

Uma curiosidade:
Um estudo feito nos EUA com pessoas de 45 anos que antes haviam respondido questionários acerca de sua personalidade mostrou que os hábitos que cultivavam na velhice poderiam ter sido previstos por traços identificados na juventude: Jovens criativos e liberais tinham se tornado velhos com hobbies artísticos e que preferiam programas alternativos. E os que na juventude eram mais conservadores e centrados viraram idosos que se divertiam costurando, cuidando do jardim e vendo shows de auditório.

Por outro lado, adaptar-se é uma questão de sobrevivência e força de vontade.
O que eu quis ver com isso? Não há como mudar por alguém. O que há é uma adaptação que se consegue com a convivência, uma troca de favores, de carinho, de cumplicidade, no entanto você sempre será você e o outro sempre será o outro.

Bjim, meu amores.





Comentários

  1. Nunca ouviu dizer que o sonho de qualquer mulher é encontrar o homem perfeito e depois modificá-lo à sua maneira?? :)))
    Bjs, boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas duas coisas difíceis um homem perfeito e depois modificá-lo!?

      Bjs e boa semana.

      Excluir
  2. Acho que mudar por outro, num relacionamento, não é muito certo. Cada um deve se adaptar ao outro.Fica melhor ! beijos, linda semana,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Chica. Adaptar-se é a melhor escolha.

      Linda semana pra você também!

      Excluir
  3. Amo incondicionalmente, com defeitos e qualidades. Não temos motivo para mudar aquilo que amamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveria ser assim na maioria dos casos, Pink. No entanto tem sempre uns e outros que querem mudança...

      Excluir
    2. Nunca, ou amo tudo ou não amo nada :) Beijo

      Excluir
    3. Fico feliz por você! Encontrou um verdadeiro amor e ama de verdade! Beijo ;)

      Excluir
  4. Boa tarde. Adorei ler-te. Parabéns e obrigada pelo texto. :))

    Hoje:- Mesmo que faltem as forças, eu vou...

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda- Feira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Larissa!

      Obrigada pela presença tão meiga!

      Beijos e boa semana!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Obrigada, Cidália!

      Beijos pra você também e ótima semana!

      Excluir
  6. As mudanças variam com a idade,
    aqui neste mundo em que vivemos
    também onde tudo acaba é verdade
    contentam-me-nos o que ainda temos!

    Obrigado pela sua visita. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô meu caro, fico feliz por ter vindo e dado seu precioso comentário!
      As mudanças sim variam com a idade, é comprovado cientificamente. Devemos nos contentar e ser o que somos.
      Um abraço amigo.

      Excluir
  7. Seria bom que aprendessemos a dividir nossas vidas com quem escolhemos para conviver. Usar as diferenças para engrandecimento mútuo. As vezes só descobrimos que amamos quando as diferenças do outro já não estão mais ali. Quem ama de verdade saberá entender as diferenças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a ideia, engrandecimento mútuo, Marcos. No entanto, nem todos percebem isso.

      Bjim e até mais.

      Excluir
  8. Não perco meu tempo querendo mudar nem pensando em mudanças.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entreabertas

Devasso Coletivo

Labirintite não é doença só de idoso não,viu?