Volta por cima

Imagem
Volta por cima Casamento de meu primogênito. Quanto tempo?! Isso mesmo, mas ainda estou por aqui. Minha vida deu uma virada significativa desde que Deus se revelou para mim.  Depois que recuperei da tentativa contra vida, voltei a sonhar. Ainda tenho sequelas como a visão embaçada, no entanto isso não me atrapalha no dia-a-dia. Estou firme nos propósitos que formulei para estar sempre na vontade de Deus. Consegui vencer a depressão, trabalho com dedicação no trato com meus alunos, tenho comunhão na igreja com as pessoas e com Deus, entrei na autoescola e tirei minha CNH. Estou dirigindo!!!!! Hoje, quase 3 anos depois do fundo do poço, estou vivendo o melhor de Deus. Nunca imaginei viver essa sensação tendo vivido deprimida por anos. Quando Deus tomou o controle de minha vida, realmente, tudo mudou. Ele governa tudo. O Espírito Santo que habita em mim tem me capacitando a ser um Ser Humano melhor. Meus filhos se formaram grandes homens! Meus pais estão idosos e necessitando de minha pre

A 1º menstruação




Quando Tudo Começou

Em uma manhã nublada e fria, acordei com uma dor muito forte no abdômen, seguida de tontura e um mal-estar horríveis e uma certa sensação gostosa no "meio das pernas". Mesmo assim, fui me refrescar com um banho. Ao terminar, me vesti e me aprontei para o colégio. Ao sair do banheiro, lembro-me que tudo ficou claro demais. Não enxergava nada! Meu corpo ficou anestesiado. Quando dei por mim, estava esticada no chão do banheiro com uma sensação de calor extremo, gemia tanto chamando pela minha mãe, que veio rápido e me levantou colocando uma pitadinha de sal em minha boca (segundo os antigos é para levantar a pressão cardíaca). Eu havia desmaiado. Ao me restabelecer, minha mãe disse que deveria ser a tal “regra” a responsável pela queda de minha pressão, acrescentando:

- Agora você vai ser uma mocinha! Todo mês vai receber a visita do “seu Chico” (minha mãe se refere à menstruação dessa forma até hoje!). 

“Quando a menina entra na puberdade, começa a produção dos hormônios e há o estirão de crescimento. O corpo começa a desenvolver as mamas e os pelos pubianos e os das axilas. A menstruação é a última coisa e, depois disso, o crescimento diminui”, diz a ginecologista Aricia Helena Giribela, da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo)

Bom, dentro da normalidade, a idade mínima para uma primeira menstruação é 9 anos. Comigo foi aos 12 anos. No entanto, se acontecer antes dos 9, é importante consultar um médico para averiguar a causa. O que chamamos de puberdade precoce pode acontecer por muitos fatores e precisa ser controlada, principalmente, para que a menina não tenha seu crescimento interrompido cedo demais. Para o ginecologista Eduardo Zlotnik, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, é normal que aconteça até os 16 anos, mas, caso aos 14 a jovem ainda não tiver menstruado, é importante que consulte um médico para avaliar se está tudo bem.

Minha mãe tinha razão! Era o “seu Chico” mesmo!!!
Em outras palavras, eu fiquei menstruada e com TPM! Parece exagero, mas a partir desse dia minha vida mudou completamente. Eu só tinha 12 aninhos e a responsabilidade que adquiri naquele dia para cuidar desse corpinho parecia gigante perto de outras coisas. No entanto, foi um dia em que me senti mais mulher perto das "menininhas" do colégio. 

Eu confesso que, na época, fiquei apreensiva.

“De modo geral, as meninas lidam bem com a questão de deixar de ser criança e virar mocinha, mas é uma fase na qual elas têm muita vergonha do corpo, das mudanças que estão acontecendo”, fala a ginecologista Aricia Giribela. “Ela não sabe direito como usar o absorvente, então pode ter vazamentos que vão manchar a roupa, os pais precisam lidar com esse momento com delicadeza. ”


Eu já sabia lidar com a situação porque fui orientada pela minha mãe que me levou quase dois anos antes na ginecologista. Tenho que dizer que fiquei encabulada, mas depois passou. E até hoje, aos 44 anos, sofro com a TPM. 





Comentários

  1. Boa noite, querida Cléo
    Obrigada pela gentil visitinha.
    Minha filhota e netinha vão morar na Alemanha.
    Marido foi transferido.
    Estou com o coração partido.
    Quisera ser uma borboleta...rs
    Um beijinho carinhoso de
    Verena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que triste, minha flor! Mas, ainda bem que existe vídeo-conferência hoje em dia, porque assim vocês podem se ver e falar todos os dias(quando possível)!!!

      Beijinhos, e fique bem.

      Excluir
  2. Pois é. Desde menina a mulher
    deve satisfação. Antes aos pais,
    depois ao seu "Chico" e mais pa-
    ra frente ao marido e suas com-
    plicações.



    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiro pensar que devo só ao seu Chico...
      Mas, bem na verdade, a mulher, infelizmente, deve satisfação à sociedade que lhe cobra demais!

      Obrigada por vir.

      Beijinhos.

      Excluir
  3. Essa fase é bem importante pata as meninas. Lembro da minha e procurei fazer bem diferente com as minhas meninas: no dia em que cada uma menstruou, dei flores pra elas fiz um dia especial... Assim fiou uma fase bem marcada ,deixando mais fácil enfrentar as cólicas tão chatas... beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, que delícia! Se eu tivesse filha menina, iria fazer com que ela sentisse bem à vontade para conversar comigo e a trataria com um diferencial nesse dia. Mas, tenho só homens!

      Beijinhos e obrigada por compartilhar sua experiência com suas filhas!!!

      Excluir
  4. E essa designação "Chico" levou um amigo meu há MUITOS anos a perguntar ingenuamente - "que é o gajo??? :)))
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que ingenuidade!!! Deve ter ficado perplexo quando soube de que tratava!?

      Beijinhos.

      Excluir
  5. Com as férias em "banho maria"...já sentíamos saudades vossas e resolvemos dar notícias, até porque, merecem toda a nossa consideração. Esperamos que estejam todos bem.
    .
    Do nosso querido poeta, Gil António -Amor livre, sem amarras

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça-Feira

    ResponderExcluir
  6. Gostei de ler o que escreveu,
    acerca da primeira menstruação
    a qual a sua mãe lhe esclareceu
    o que era essa estranha sensação
    que no seu corpo de menina sucedeu!

    Tenha uma boa Terça-feira, amiga Cléo Gomes. Um beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que poeminha gostosinho, Edu!

      Obrigada por vir.

      Beijinhos.

      Excluir
  7. Tinha quase treze e foi muito natural porque uma amiguinha já tinha sido e eu tinha conversado com minha mãe...
    Só comecei a sentir a TPM depois dos trinta, quando comecei a ter uma vida mais stressada...
    É realmente um transtorno que exige paciência... mais natural para quem gosta de ser mulher...
    Sempre me dei bem com chá de canela com rodelas fininhas de gengibre. São vasodilatadores e antinflamatórios.
    Beijos
    ~~~

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o termo "seu Chico"...
    Cleo, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Nunca tive grandes problemas!:)


    Hoje, apenas uma breve passagem para vos desejar um bom fim de semana.
    Pequenos mas felizes... momentos inolvidáveis...

    Beijos. Para a semana volto com mais tempo

    ResponderExcluir
  10. Oi...
    A menstruação é, realmente, um marco na vida da menina, mulher... A minha chegou um mês antes dos 12 anos e não sentia cólicas com grandes dores.
    Obrigada pela visita no Ciranda de Frases.
    Meu abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um marco sim, Anete!
      É sempre um prazer visitá-la e recebê-la.

      Beijinhos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entreabertas

Devasso Coletivo

Labirintite não é doença só de idoso não,viu?