Volta por cima

Imagem
Volta por cima Casamento de meu primogênito. Quanto tempo?! Isso mesmo, mas ainda estou por aqui. Minha vida deu uma virada significativa desde que Deus se revelou para mim.  Depois que recuperei da tentativa contra vida, voltei a sonhar. Ainda tenho sequelas como a visão embaçada, no entanto isso não me atrapalha no dia-a-dia. Estou firme nos propósitos que formulei para estar sempre na vontade de Deus. Consegui vencer a depressão, trabalho com dedicação no trato com meus alunos, tenho comunhão na igreja com as pessoas e com Deus, entrei na autoescola e tirei minha CNH. Estou dirigindo!!!!! Hoje, quase 3 anos depois do fundo do poço, estou vivendo o melhor de Deus. Nunca imaginei viver essa sensação tendo vivido deprimida por anos. Quando Deus tomou o controle de minha vida, realmente, tudo mudou. Ele governa tudo. O Espírito Santo que habita em mim tem me capacitando a ser um Ser Humano melhor. Meus filhos se formaram grandes homens! Meus pais estão idosos e necessitando de minha pre

Maturidade, uma evolução para quem aprendeu a viver.









Parque Natural do Açude da Concórdia
Em ambientes como este
há o encontro consigo mesmo...
Vivi muitos amores, senti muitas dores, me perturbei com pequenas coisas e me desesperei com fatos grandiosos. Hoje, sinto tudo com mais intensidade e sabedoria.

Tive depressão aos 30 anos de idade, quase me matei, mas resisti e estou aqui. Posso ver meus filhos se formando, posso curtir a tranquilidade de um ambiente de paz, posso amar a vida tal como ela é! Mas, para isso bastou viver os anos e perceber que tudo está em minha mente. O autocontrole nas situações, a observação ao invés da fala, a companhia ao invés de rejeição. Descobri a maturidade.



Podemos definir a maturidade psicológica de muitas maneiras, porém o escritor escocês MJ Croan sintetizou perfeitamente seu conceito: “A maturidade é quando o mundo se abre e você percebe que não é o centro dele “.

Amadurecer é deixar a nossa visão egocêntrica e compreender que há um mundo maior e mais complexo, um mundo que muitas vezes nos coloca à prova e que nem sempre satisfará nossas expectativas, necessidades e ilusões. Portanto, quando amadurecemos, podemos viver em paz nesse mundo, aceitando tudo de que não gostamos e não podemos mudar.

Geralmente, ao depararmos com as fases difíceis da vida, a maioria das vezes optamos por enfrentá-las negando a realidade, fingindo que não está realmente acontecendo. Adotamos essa atitude porque não nos sentimos capazes de abordar a realidade como se apresenta, ou porque   não aceitamos que a vida não está seguindo nossas vontades. Quando agimos assim, ignorando a realidade que se apresenta em nossa frente, de alguma forma podemos reduzir nossas reações negativas associadas a ela, como ansiedade e medo. No entanto, esse efeito é temporário, porque a realidade sempre prevalece.

Com isso, podemos dizer que um dos fundamentos da maturidade é a autoconsciência que nos orienta a lidar com os problemas e as dificuldades da melhor forma possível. Mas, infelizmente, nem todos nós temos o autoconhecimento necessário para agir com sabedoria e, assim, acabamos criando mais dificuldade para nós mesmos e ficando, inclusive, presos em padrões tóxicos de realidade.

Alcançamos a maturidade verdadeira quando enxergamos nossa realidade com outros olhos, nos fortalecendo com cada dificuldade e aprendendo mais acerca de nós mesmos e nossa resiliência; quando olhamos o que antes nos assustava com tranquilidade, isso porque amaduremos e sabemos lidar com as influências negativas de nossas vidas.

"Uma pessoa madura sabe o valor do silêncio, já o imaturo tentará sempre ter a última palavra". (40 frases de maturidade paraquem cresceu com os erros do passado)

Infelizmente, a idade chega e muitos adquirem a maturidade no decorrer dela, mas outros não, vivem e vivem por muito tempo na vida, imaturos.

Que você saiba olhar os fatos e aprender com eles, pois precisamos evoluir.

Beijinhos.









Comentários

  1. A vida nos dá lições e temos que com elas pelo.menos aprender... Gostei de ler!

    Bjs praianos chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Cleo
    A maturidade é o estágio de evolução que nos oportuniza encarar os percalços com serenidade e deles tirar novas lições e aprendizados. Um belo texto querida
    beijinhos e um feliz domingo

    ResponderExcluir
  3. Maturidade é um fundamento principal na vida humana, por isso, cada um deve esforçar-se para ser uma pessoa matura. Maturidade é também não não virar as costas à aprendizagem diária da vida e aprender com os erros

    Beijinho e bom domingo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, meu querido, vivendo dia-a-dia e aprendendo com as situações.

      Beijinhos.

      Excluir
  4. Uma boa reflexão sobre o Mundo...
    Porque não somos realmente o centro do Mundo e eu descobri isso da pior maneira possível. E aprendi muita coisa com isso.. Há dias melhores que outros, mas estamos prontos para os enfrentar...
    Obrigada pela visita
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Martha, infelizmente, muitos de nós só aprendem assim.
      A vida é como uma montanha russa, só precisamos sabe nos colocar em cada situação, independente da posição da montanha.

      Beijinhos.

      Excluir
  5. Texto muito verdadeiro, acho a experiência da década dos 20/30 é quando percebemos que teríamos tomado decisões diferentes mas que só assim percebemos como agora é possível ter uma vida em que vivemos a nossa realidade e temos noção também do que os outros são na nossa vida. Gostei de ler porque me identifiquei bastante 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter se identificado, minha flor.
      Nas primeiras décadas da nossa vida, infelizmente, muitos de nós tomam decisões que afetarão drasticamente nas décadas seguintes. Pena que só com o avanço da idade percebemos isso.

      Excluir
  6. Que belo texto sobre maturidade! Adorei ler e constatar verdades aparentes em mim. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Completei recentemente 55 anos.
    E sinto-me melhor nesta fase da minha vida que nos anos de juventude.
    Gosto mais de mim próprio, sei o que quero de mim e da vida.
    Bjs, boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau...Está bem para 55 anos!

      Também prefiro a mim, no jeito de hoje.

      Beijinhos.

      Excluir
  8. Acho que cada vez a maturidade é importante. Porém, acho que nos dias de hoje cada vez há menos. :/
    Um silêncio assustador ...
    Beijos e uma excelente semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maturidade, atualmente, nas pessoas mais jovens está demorando a chegar, Cidália, e quando chega! A criação e as facilidades contribuem para isso. :(

      Beijinhos.

      Excluir
  9. "A maturidade é quando o mundo se abre e vc percebe que não é o centro dele". Descrição perfeita do que é maturidade,adorei!
    Postagem maravilhosa,parabéns!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz com sua presença, Ana! O escritor MJ Croan tinha e tem razão em suas palavras.

      Beijinhos.

      Excluir
  10. Um texto bem pensado sobre a maturidade.
    Gostei de ler.
    beijinhos
    :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entreabertas

Devasso Coletivo

Labirintite não é doença só de idoso não,viu?