Volta por cima

Imagem
Volta por cima Casamento de meu primogênito. Quanto tempo?! Isso mesmo, mas ainda estou por aqui. Minha vida deu uma virada significativa desde que Deus se revelou para mim.  Depois que recuperei da tentativa contra vida, voltei a sonhar. Ainda tenho sequelas como a visão embaçada, no entanto isso não me atrapalha no dia-a-dia. Estou firme nos propósitos que formulei para estar sempre na vontade de Deus. Consegui vencer a depressão, trabalho com dedicação no trato com meus alunos, tenho comunhão na igreja com as pessoas e com Deus, entrei na autoescola e tirei minha CNH. Estou dirigindo!!!!! Hoje, quase 3 anos depois do fundo do poço, estou vivendo o melhor de Deus. Nunca imaginei viver essa sensação tendo vivido deprimida por anos. Quando Deus tomou o controle de minha vida, realmente, tudo mudou. Ele governa tudo. O Espírito Santo que habita em mim tem me capacitando a ser um Ser Humano melhor. Meus filhos se formaram grandes homens! Meus pais estão idosos e necessitando de minha pre

Celular, um aliado ou um vilão?






Facebook, WhatsApp, Instagram, Twitter, Snapchat e por aí a fora!!! As redes sociais têm estado cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, isso não seria tão ruim se viesse seguido de moderação. Centenas de usuários ficam conectados durante todo o dia, se privando da realidade que se está vivendo “ao vivo e a cores”, das conversas boas ou até reflexivas que poderiam estar fazendo, das risadas entre colegas, amigos ou familiares. Quem não gosta de ouvir os causos de família??? Pois é. Muitos têm ignorado esses momentos por causa dos likes de um post ou de mensagens virtuais.



Já li relatos de casamentos que foram desfeitos por causa do uso abusivo e despeitoso do celular. Os
psiquiatras alertam: vida de casal e celular é uma mistura que não combina! Pode parecer inofensivo, mas quando se dá uma curtida indevida ou se faz um comentário acerca de alguma pessoa específica se abre margem para infinitos pensamentos tanto da pessoa que levou a ação quanto do cônjuge que a praticou.

Outro fator, é o distanciamento provocado pelo smartphone. Os casais vão se deixando levar pelo aparelho e vão se distanciando à medida que o smartphone vai ocupando espaço depois, inclusive, do “boa noite”, a vida nas redes sociais começa a ser mais interessante.
Quer polemizar uma relação é só pegar o celular enquanto se conversa com alguém e pedir para esperar sua mensagem ou postagem e depois perguntar sobre o que estavam falando. Além de uma tremenda falta de educação, essa atitude representa as prioridades da pessoa que a pratica.

Em uma entrevista a um site, Elisabeth Mandel, especialista em relacionamentos e sexo em Nova York, disse que a relação que as pessoas desenvolvem com seus telefones é tão poderosa que atinge a vida sexual dos casais. Segundo ela, “o telefone torna-se uma droga, como uma desculpa fácil para as pessoas escaparem de uma conversa”. Um estudo recente nos EUA, concluiu que três entre cinco usuários de smartphones não conseguem ficar mais de uma hora sem olhar suas notificações.

Vocês já ouviram falar em Phubbing?

Phubbing é resultado de um estudo do professor James Roberts, da universidade de Baylor, nos Estados Unidos, com base em um novo termo no uso de smarphones em relações. A expressão é uma junção entre os termos phoning (usar o telefone) e snubbing (esnobar, ignorar). Phubbing ocorre quando um dos parceiros não presta atenção no outro, pois está verificando alguma outra coisa no smartphone - um grupo de WhatsApp ou uma timeline de Facebook ou Twitter.

Foram entrevistados, aproximadamente, 175 casais em diferentes regiões dos Estados Unidos, em nove diferentes circunstâncias de phubbing. Isto para medir o quanto esta prática pode prejudicar um relacionamento:  "meu parceiro (a) sempre deixa o smartphone visível quando estamos juntos" ou "meu parceiro (a) usa bastante o smartphone quando saímos juntos".

Além disso, eles também responderam a um questionário que media o grau de conflito gerado pelo uso de smartphones na relação e, de acordo com a pesquisa, os celulares, assim como dinheiro e falta de sexo, provocam estresse no casal.

No início, essa prática, phubbing, é consciente, seja entre casais ou numa roda de amigos, mas "conforme o tempo vai passando, mais a pessoa vai se distanciando e ao receber uma notificação de mensagem ou curtida, ela olha e responde. "É um ato involuntário para saber o que está acontecendo", diz o Dr. Cristiano Nabuco, psicólogo especialista em dependências tecnológicas. Ele ressalta que esse efeito deve liberar dopamina formando um processo de reforço biológico, assim, cada vez que o celular tocar, automaticamente a pessoa vai olhar.



Não sou contra as tecnologias, mas sou adepta de um relacionamento sadio seja em que área for. Sou uma mulher reservada, mas adoro ouvir o que os outros têm a dizer. Aliás, quem, não gosta de atenção? Observo tudo e todos e procuro dar atenção a todos que tiram um tempo de suas vidas para falarem comigo.


Ficar sem se conectar por um dia pode parecer uma tortura, mas no final do dia você percebe que viveu mais os momentos de sua vida real e valorizou o que as pessoas te disseram.





















Comentários

  1. Celular muito útil, mas temos que saber usar... Equilíbrio até com ele temos que ter! Senão ficamos escravas! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É útil sim , Chica, com certeza devemos ter equilíbrio ao usá-lo.

      Beijinhos ;)

      Excluir
  2. Acho que se abusa dos telemóveis quando estão a dois. gostei de ler:))

    Hoje:-Nos trilhos do anoitecer...

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda-Feira.

    ResponderExcluir
  3. Texto interessante muito actual. Pessoalmente, o celular quase me destruiu e tive que mudar de nº para que não me assediassem.
    Agora, tenho cuidado a quem dou o nº de telemóvel. E, a nossa regra como casal, é para conversarmos face to face.
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor, isso já aconteceu comigo há muito tempo atrás.
      Hoje sei lidar com essas situações, assim como você.

      Se cuida.

      Beijinhos ;)

      Excluir
  4. Sou contra o abuso, pior , fui forçada a ter mais uma rede social, devido a trabalho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada contra às redes sociais, flor! Só devemos ter cuidado com o uso.

      Se cuida aí, viu? ;)

      Beijinhos.

      Excluir
  5. Olá Cléo.
    Há uns 25 anos atrás culpava-se a televisão. estava distanciando o relacionamento entre as famílias. Era super fácil se livrar de crianças, sentando-os na frente dela para assistirem tudo que passava no momento. Hoje não se faz diferente, somente com aparelhos diferentes.
    Mas o mundo em que vivemos parece que nos obriga a ser viciado nesses eletrônicos. App disso, app daquilo, não sabemos mais fazer cálculos. até para ver a hora precisamos do celular.
    Amei seu post.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda razão, Carmem!
      Mudam-se os tempos e avançamos em tecnologias, no entanto as distrações que envolvem os relacionamentos continuam e só aumentam, em meu ponto de vista, pois antes só a televisão, hoje é um celular com um turbilhão de aplicativos oferecidos para que possamos deixar quem está do nosso lado de "lado" (redundante). Com a televisão não se comunicava com outros de forma direta, essa é uma das armadilhas do celular.
      Obriggada por vir.

      Beijjinhos ;)

      Excluir
  6. Respostas
    1. Parabéns por isso, Francisco!
      ´´E muito bem-vinda sua atitude.

      Boa quarta!

      Excluir
  7. Gostei sobremodo da sua ótima crónica. Cleo. È bom estar informada.
    Há coisas incríveis em que custa acreditar, como o facto de se dar boa noite ao conjugue por telefone!!
    A mim cansa-me e até tenho dificuldade em atualizar o correio eletrónico.
    Dias alegres e risonhos por causas e vias naturais. Srrsssss…
    Beijinhos
    ~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Majo, pode acreditar que exixte esse tipo de atitude sim.

      Bom se conseguirmos ficar uns minutos sem olhar as notificações.

      Beijinhos e até mais ver ;)

      Excluir
  8. Uma reflexão oportuna. A vida pede equilíbrio em tudo que façamos. A high tech é maravilhosa, mas precisamos dosar c sabedoria...
    Obrigada pela visita mais uma vez...
    ABÇ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anete, é sempre um prazer visitá-la e recebê-la aqui com suas palavras

      Dosar sim!

      Beijinhos ;)

      Excluir
  9. Tudo o que é de mais,
    pode causar aborrecimento
    muitas são as redes sociais
    que existe neste momento!

    Algumas são o cesto do lixo,
    enquanto que outras são uteis
    mas só aquelas que são preciso
    na vida, nunca serão inúteis!

    Tenha uma boa tarde amiga Cléo Gomes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que poema lindo a respeito do assunto, Edu!

      Obrigada pelos versos!

      Beijinhos ;)

      Excluir
  10. Um "mau" hábito. Porém, já não conseguimos viver sem isso!

    Aos poucos, de novo...
    Caminhos, ou destinos sem saída.
    Beijos e um excelente dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, Cidália! Mas, nada como a moderação não é mesmo?!
      Obrigada por vir, flor!
      Beijinhos ;)

      Excluir
  11. Olá, Cléo.
    Acho o celular uma necessidade hoje em dia, mas tem que saber controlar o uso. Eu odeio falar com alguém e a pessoa não tira os olhos do celular. Acho falta de educação. A gente tem que usar a tecnologia a nosso favor e não o contrário.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. A moderação no uso das novas tecnologias é a chave para que os relacionamentos não se distanciem cada vez mais.
    Magnífico texto, para refletir.
    Cleo, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido Jaime, é muito bom ler seu comentário e concordo plenamente.
      Boa sexta!

      Beijinhos.

      Excluir
  13. Acho que o importante é bom senso... O celular hoje é uma importante ferramenta de interação... Se afasta quem esta perto algo está errado. Precisamos ter coragem de buscar dentro de nós as respostas!

    Grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua opinião é muito sensata, Tatiana.
      Sim, precisamos busca as respostas em nós.

      Beijinhos.

      Excluir
  14. Hoje é só para dar conta do meu regresso à blogosfera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim ,eu querido, que seu retorno seja muito feliz!

      Beijinhos.

      Excluir
  15. Saudades de te ler...
    Beijinho, lindona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei com saudades de seus comentários!
      Beijinhos.

      Excluir
  16. Quantas verdades neste texto! Adorei ler! abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entreabertas

Devasso Coletivo

Labirintite não é doença só de idoso não,viu?