Volta por cima

Imagem
Volta por cima Casamento de meu primogênito. Quanto tempo?! Isso mesmo, mas ainda estou por aqui. Minha vida deu uma virada significativa desde que Deus se revelou para mim.  Depois que recuperei da tentativa contra vida, voltei a sonhar. Ainda tenho sequelas como a visão embaçada, no entanto isso não me atrapalha no dia-a-dia. Estou firme nos propósitos que formulei para estar sempre na vontade de Deus. Consegui vencer a depressão, trabalho com dedicação no trato com meus alunos, tenho comunhão na igreja com as pessoas e com Deus, entrei na autoescola e tirei minha CNH. Estou dirigindo!!!!! Hoje, quase 3 anos depois do fundo do poço, estou vivendo o melhor de Deus. Nunca imaginei viver essa sensação tendo vivido deprimida por anos. Quando Deus tomou o controle de minha vida, realmente, tudo mudou. Ele governa tudo. O Espírito Santo que habita em mim tem me capacitando a ser um Ser Humano melhor. Meus filhos se formaram grandes homens! Meus pais estão idosos e necessitando de minha pre

Covid-19, o inimigo invisível que vence pela ignorância


 

Não se sabe, com certeza, como se transmite o covid-19 ou, o também chamado, Sars-Cov-2.  Mas entende-se que o isolamento e o distanciamento são as melhores maneiras para não o contrair ou transmiti-lo. 

O vírus pode ser assintomático, no entanto também pode levar a óbito. Neste fim de semana dois irmãos (ele 46, ela 61 anos) conhecidos meus, vieram a falecer, aqui em minha cidade, vítimas do Covid-19. 

O rapaz não apresentava, segundo os médicos, comorbidades, já sua irmã sim.  Um fato que marcou nosso pequeno município, uma vez que eram queridos.

Mas, vou dizer para vocês que apesar do distanciamento, das precauções, máscara e álcool gel, eu também fui infectada. Faz três semanas, hoje, que tive contato com uma pessoa que estava doente e não sabia (só sentamos perto por alguns minutos). Pois bem, 3 dias depois começaram os sintomas em mim, garganta irritada, nariz entupido, dor nos olhos, falta de apetite, de paladar, de olfato, dor quase insuportável na cabeça e nas costas. Como não passava, depois de uma semana, resolvi procurar o pronto socorro, pensei que fosse uma crise forte de sinusite, porque não tive febre. Ao chegar lá me colocaram no isolamento, porque falta de paladar e olfato são sintomas de covid-19, fiquei meio assustada, mas entendi. A médica, toda educada, disse que todos os sintomas eram de covid e me orientou a ficar na quarentena, depois de me receitar dois antibióticos, soro para beber e o fisiológico para o nariz, além do analgésico. Lembro que estava muito cansada, não tinha força para sair da cama, fiquei SOZINHA mesmo. Meus pais moram perto mais são idosos, meus irmãos têm filhos pequenos, então ninguém me assistiu no início. Fiquei sem me alimentar por uns 4 dias, só deitada e sonolenta. No quinto dia levantei e fui ao portão pedi para minha mãe fazer um mingau de sal com ovo para eu me alimentar, porque senão a doença iria avançar mais. Ela fez e colocou na janela, eu peguei e comi aquele mingau em 4 refeições. Com isso, comecei a ter forças, mas apareceu a diarreia e a falta de ar, além das demais dores. Nossa, foi torturante! Pensei que fosse morrer sozinha em minha casa, em minha cama, sem poder ver ninguém. A agonia era grande. Depois de uma semana meu filho veio ficar comigo e me auxiliou dali por diante. Hoje, três semanas depois, refiz o exame e ainda estou doente, a falta de paladar e olfato ainda persistem, por vezes, uma leve falta de ar, irritabilidade na garganta, dor de cabeça. No entanto, acredito que o pior já passou. Estou retornando à rotina de escrever, ler, cozinhar e limpar a casa, algo que não conseguia nesse período.

As pessoas estão voltando à vida como se tudo fosse como antes, mas ainda não acabou! Eu estou vivenciando isso. Quando pedi para fazerem novamente o teste foi pensando nos outros, nas vidas que podem não conseguir vencer esse vírus se eu transmitir para elas.

O cantor Cauan (que faz dupla com Cleber), também foi vítima do coronavírus.  Numa entrevista para o Fantástico, o cantor disse ter sido irresponsável com as medidas preventivas quanto ao vírus, e isso o fez pagar caro: ficou internado à beira da morte! O músico ainda fez um apelo aos telespectadores dizendo para estes darem ao covid-19 a importância que ele merece. Disse mais: “Meus pais estavam isolados já há cinco meses e, Dia dos Pais, eu estive com eles. E você exagera ali na emoção. Eu acredito que a gente tenha excedido um pouco. Num vacilo, eu transmiti pro meu pai. Minha mãe foi contaminada a posteriori, porque meu pai passou para ela”.

Cauan contou ainda que teve surtos fortes no hospital: “Naquele momento ali, eu preferia morrer do que sentir o que eu tava sentindo. Não sei explicar o que eu senti. Uma crise de pânico, sei lá, junto com falta de ar, talvez”. Felizmente, o cantor já está sob cuidados em casa.

O coronavírus não é um conto de fadas, ele existe! Esse isolamento não é mero capricho, ele precisa acontecer, o uso da máscara não é acessório que posso deixar de usar, no momento deve ser usado sim! A vida está em risco, a minha e a sua!

Maria Tereza Santos, do jornal online Veja Saúde, descreve como deve acontecer o isolamento domiciliar:

·


  1. Um familiar deve ser escolhido para cuidar do enfermo — dando preferência a alguém com saudável e sem doenças crônicas.
  2. Deve haver, diariamente, higienização das superfícies do quarto e do banheiro. Usando primeiro um sabão ou detergente e após um desinfetante comum com hipoclorito de sódio a 0,1%.
  3. Os moradores da casa, em especial o cuidador e o doente, necessitam limpar as mãos com frequência, preferindo secá-las com papel toalha. Caso espirre ou tussa, aconselha-se a higienizá-las novamente ou o uso de álcool gel.
  4. Estando próximo ao doente, esse cuidador deve utilizar uma máscara descartável e trocá-la caso fique úmida, não tocando nela em hipótese alguma enquanto estiver próximo ao paciente.
  5. O lixo deve ser recolhido com uso de luvas de proteção, assim como as roupas, toalhas, lençóis e cobertores. Estes devem ser lavados com sabão comum e água, entre 60 e 90ºC.







Lembre-se: O inimigo é invisível, mas se todos fizerem sua parte, venceremos ele.

 






Fonte:

https://saude.abril.com.br/medicina/coronavirus-como-fazer-o-isolamento-domiciliar/





Comentários

  1. Olá, querida amiga Cleo!
    Muito triste tudo que estamos vivendo.
    Todo cuidado é pouco.
    Fiquei 6 meses sem sair de casa, fui até criticada. Não ligo, continuarei a ficar no isolamento solidário. Só mesmo saindo para caminhar no calçadão cheia de toda proteção, com álcool gel na mão.
    Desejo que Deus continue a cuidar de você, querida. Ele e por nós!
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roselia, realmente é um quadro lamentável!
      Eu preciso sair esporadicamente, é inevitável! Infelizmente, numa desses dias, peguei esse virus. Mesmo com toda cautela.
      Mas, estou aqui e recuperando a cada dia mais!!!
      Obrigada por vir me ver e ler.

      Beijinhos

      Excluir
  2. Não acontece apenas aos outros. Nós, também somos os outros! Força!!! 🙏🙏
    -
    Sonhava ser ...
    .
    Beijos, e um excelente dia :)

    ResponderExcluir
  3. As pessoas parecem esquecidas e cada vez mais se vêm na rua, em grupinhos, sem máscara ou outra protecção. Muitas pessoas são assim mesmo. Fazem da ignorância ponto de honra e vivência, infelizmente.
    .
    Saudações poéticas

    ResponderExcluir
  4. Puxa, que coisa essa fase ! Que bom passaste ,mesmo que com problemas enfrentado, te encontras bem. Há quem não valorize o vírus,parece mentira que não aprendem. Te cuida,fica bem! chica

    ResponderExcluir
  5. Um momento difícil, mas aos poucos você vai superando e melhrando. Deus, certamente, está com Suas mãos sobre vocE e breve tudo terá passado.
    Um abraço.
    Élys.

    ResponderExcluir
  6. Este vírus é traiçoeiro e altamente contagioso.
    Todos os cuidados são poucos.
    Em Macau andamos de máscara desde Fevereiro.
    Sabe quantos casos há?
    Há mais de quatro meses?
    Zero!
    Coincidência?
    De certeza, não.
    Bjs, bfds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, meu anjo!
      Infelizmente, mesmo com máscara e distanciamento eu contrai, aqui as pessoas estão irresponsáveis, festas, churrascos, bares lotados, ruas cheias, e muitas pessoas sem máscara.
      A gente se cuida, mas há quem não o faz e transmite para os outros.

      Bjim

      Excluir
  7. Isto é dramático porque pega os mais distraídos. Que bom você já estar a ficar bem. São precisas todas as precauções. Não facilitemos.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no Brasil, as pessoas estão vivendo como se nada estivesse acontecendo, sendo que quem tem essa noção acaba sendo prejudicado mesmo estando em casa.

      Beijinhos

      Excluir
  8. Un momento complicado..hay que cuidarse!! Beso que te encuentres bien. Gracias por tu visita .

    ResponderExcluir
  9. Seu comentário quase me fez mijar as calças.
    Obrigado, adoro gente bem humorada por isso
    te deixo um beijo.

    ResponderExcluir
  10. O que você tem contra mãe
    que escolhe nome exótico pro
    filho, hein, Cléo? (risos, muitos)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entreabertas

Devasso Coletivo

Labirintite não é doença só de idoso não,viu?