Volta por cima

Imagem
Volta por cima Casamento de meu primogênito. Quanto tempo?! Isso mesmo, mas ainda estou por aqui. Minha vida deu uma virada significativa desde que Deus se revelou para mim.  Depois que recuperei da tentativa contra vida, voltei a sonhar. Ainda tenho sequelas como a visão embaçada, no entanto isso não me atrapalha no dia-a-dia. Estou firme nos propósitos que formulei para estar sempre na vontade de Deus. Consegui vencer a depressão, trabalho com dedicação no trato com meus alunos, tenho comunhão na igreja com as pessoas e com Deus, entrei na autoescola e tirei minha CNH. Estou dirigindo!!!!! Hoje, quase 3 anos depois do fundo do poço, estou vivendo o melhor de Deus. Nunca imaginei viver essa sensação tendo vivido deprimida por anos. Quando Deus tomou o controle de minha vida, realmente, tudo mudou. Ele governa tudo. O Espírito Santo que habita em mim tem me capacitando a ser um Ser Humano melhor. Meus filhos se formaram grandes homens! Meus pais estão idosos e necessitando de minha pre

Covid-19 e os efeitos na Natureza


Estive lendo esses dias uma notícia no jornal da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) que me deixou tranquila e, até certo ponto, satisfeita. Na matéria dizia que em meio a tantos prejuízos devido à pandemia do Covid-19 alguns benefícios estão podendo ser constatados! Sim benefícios! 

Estamos mobilizados mundialmente desde que a OMS - Organização Mundial da Saúde - declarou estado de pandemia para a Covid-19. Muitas sugestões têm surgido para ajudar na contenção da disseminação do vírus, no entanto, o isolamento social parece o mais eficaz, sendo adotado em muitos países. Contudo, este ato vem causando muitos prejuízos às pessoas, principalmente, no que tange à economia, já com relação ao meio ambiente, a redução das atividades humanas têm demonstrado um favorecimento muito bem-vindo. Estamos usando menos os automóveis, o tráfego dos veículos diminuiu muito, as indústrias também reduziram suas tarefas e as pessoas estão circulando menos. 

Segundo Fabrício Alvim Carvalho, professor do programa pós-graduação em ecologia da UFJF, essas ações acerca da quarentena são benéficas tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente: 

“É nítida a diminuição da exposição humana à poluição ambiental; consequentemente, diminui-se também os problemas respiratórios relacionados. De certa maneira, também é positivo para a fauna silvestre, igualmente exposta a essas elevadas concentrações de gases”. 

Essas afirmações de Carvalho podem ser comprovadas, por exemplo, na constatação do Conselho Central de Controle de Poluição da Índia (CPCB) que mostra que lá, com aproximadamente, 1,4 bilhão de habitantes, houve cerca de 33% de mudança na qualidade do ar no mês de março, sendo que sua quarentena iniciou no dia 22 do mesmo mês. Algo muito interessante nesse sentido aconteceu no norte do país, onde moradores antigos podem ver o Himalaia a 200 quilômetros de distância, algo que não podia ser contemplado há 30 anos!!! Segundo os moradores até mais estrelas estão visualizando no céu. 

Não só na Índia, mas segundo as pesquisas da UFJF, a poluição está tendo uma queda significativa no mundo. Bom se continuassem, mas, infelizmente, essas mudanças são temporárias, vão acabar quando tudo voltar ao “normal”, no “pós-pandemia” pois elas estão condicionadas ao momento atual que estamos passando, sem nenhuma garantia de permanência. Por outro lado, há o consumo exagerado, as pessoas necessitam se conscientizar que não é preciso muito para se viver bem. Eu mesma não sou tão consumista, mas convivo com pessoas que não param de “mastigar”(dizem ser ansiedade) ou comprar online!!! Ouço e vejo nas redes sociais muitos memes acerca de ganho de peso ou pessoas reclamando que estão engordando nesse período. Em relação a isto, Carvalho diz ter uma visão cética e realista quanto aos problemas ambientais causados pela humanidade, pontua ainda que essa pandemia será insuficiente para impedir a degradação da natureza vindo principalmente pelo consumo exagerado da espécie humana. Ele ainda complementa dizendo que 

“É óbvio que uma pequena parte da sociedade, com mais informação e um pouco mais de consciência ambiental, vai diminuir seu padrão de consumo. Mas, para o geral, é algo momentâneo. Não há o que se comemorar em médio ou longo prazo, pois, ao contrário de uma possível paralisação por uma questão de conscientização ou uma súbita revolução da 

consciência ambiental e de políticas de sustentabilidade, essa quarentena é pura e simplesmente uma imposição forçada por um problema de saúde pública [...]”. 

Diante desses fatos, constatamos o quanto somos prejudiciais ao meio ambiente! Até animais que estão em extinção podem viver mais um pouco!!! Não parece muito para muitos, mas é o suficiente para procriação de algumas espécies. 



A natureza está se recuperando sem a nossa interferência. Agindo em isolamento social,
conseguimos comprovar que os bens materiais não são tão imprescindíveis assim e que podemos viver bem com pouco e consumindo conscientemente o que é devido. 



Comentários

  1. São tantos os resultados da falta de nossa presença na natureza que se mostram positivos! Uma pena o homem fazer tantos estragos. Tomara após tudo isso aprenda a lição, mas pelo que vemos, ao serem liberados pouco a pouco, não nos mostram isso! PENA! bjs, fica bem,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, minha linda!
      O homem interfere muito na natureza e todos temos prejuízos.

      Beijinhos

      Excluir
  2. Dizem os maldosos que o maior benefício é a morte de milhares de idosos. Deixam-se de pagar reformas...
    .
    Um feliz domingo
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixemos os maldosos de lá e cá fiquemos com os articuladores do bem.

      Beijinhos

      Excluir
  3. Oi Cleo
    Sabemos que essas mudanças digamos forçadas têm um contributo especial para a recuperação da natureza mas e sempre tem o mas os seres humanos não percebem esses benefícios ou fecham os olhos para não que mudar as suas escolhas
    Um texto excelente para nossa reflexão
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ser humano, às vezes, é ingrato. Mesmo quando indiferente para determinadas situações que poderiam mudar.

      Beijinhos

      Excluir
  4. Gostei muito do texto! O ser humano devia de tomar a consciência de poupar o Ambiente!
    -
    Preciso olhar nos olhos de alguém

    Beijos.
    Boa noite. :)

    ResponderExcluir
  5. Gostava de acreditar que esta pandemia vai alterar os nossos hábitos, nos vai tornar mais conscientes.
    Mas não acredito.
    Bjs, boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão, aqueles que já t~em consciência continuarão com seu pensamento e atitude voltados para o próximo e para natureza, enquanto aqueles indiferentes continuarão com sua destruição.

      beijinhos

      Excluir
  6. Pode ser que se aprenda alguma coisa com esta pandemia…
    Gostei de ler a sua crónica.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo..

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cléo, exatamente assim, como tuas palavras no final do post. Nós e a natureza ganhamos com a Covid-19. Parece contraditório, mas é bem verdade. O Universo se encarrega de equilibrar o sistema.

    Já regressei à blogosfera, da qual estive afastada por umas semanas para repousar e relaxar. Estou teletrabalhando, mas prefiro o ensino presencial.

    Beijos, boa sexta e melhor fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha flor!

      É sempre bom nos afastarmos de vez enquanto.

      Bem-vinda de volta :)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entreabertas

Devasso Coletivo

Labirintite não é doença só de idoso não,viu?