Volta por cima

Imagem
Volta por cima Casamento de meu primogênito. Quanto tempo?! Isso mesmo, mas ainda estou por aqui. Minha vida deu uma virada significativa desde que Deus se revelou para mim.  Depois que recuperei da tentativa contra vida, voltei a sonhar. Ainda tenho sequelas como a visão embaçada, no entanto isso não me atrapalha no dia-a-dia. Estou firme nos propósitos que formulei para estar sempre na vontade de Deus. Consegui vencer a depressão, trabalho com dedicação no trato com meus alunos, tenho comunhão na igreja com as pessoas e com Deus, entrei na autoescola e tirei minha CNH. Estou dirigindo!!!!! Hoje, quase 3 anos depois do fundo do poço, estou vivendo o melhor de Deus. Nunca imaginei viver essa sensação tendo vivido deprimida por anos. Quando Deus tomou o controle de minha vida, realmente, tudo mudou. Ele governa tudo. O Espírito Santo que habita em mim tem me capacitando a ser um Ser Humano melhor. Meus filhos se formaram grandes homens! Meus pais estão idosos e necessitando de minha pre

É preciso saber navegar!


Quando criança não imaginava que passaria por uma situação como nos filmes de ficção. Acredito que muitos também não. Hoje vivemos um momento mundial mobilizados por um vírus, vírus que nos isolou da sociedade, nos afastou de um aperto de mão, de um abraço, de um carinho. Ouço e leio muito nas redes sociais que isto está nos refazendo como pessoas, está ressignificando nosso convívio social.

Eu mesma me dizia antissocial, mas com essa situação de isolamento social, percebi que, mesmo aos poucos, preciso de interação com os demais. Sinto falta de ver pessoas passando, correndo, conversando, rindo e até "discutindo com o celular". Aprecio o cotidiano alheio, amo os detalhes que observo, tiro um riso de mim mesma, analiso comportamentos, enfim... estou saudosa disto.

A vida é muito gostosa quando se sabe vivê-la. como diz a música de Erasmo Carlos/Roberto Carlos na voz de Titãs, É preciso saber:


 
Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão
É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver
Toda pedra do caminho
Você pode retirar
Numa flor que tem espinho
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber viver

Com o tempo, o passar dos anos, podemos evoluir como pessoas e, por consequência, como seres humanos. Deixamos de nos aborrecer com pequenas coisas, deixamos de nos preocupar com o que os outros vão pensar, deixamos de querer ouvir o que o outro quer falar sobre alguém (fofoca) e, assim, aprendemos a vida.

Uma das frases mais famosas de Fernando Pessoa é “Navegar é preciso; viver não é preciso”. No início, pela falta de amadurecimento, eu discordava dele, mas com o tempo relendo-a, percebi que o navegar nos dá uma direção, um norte, o que a vida não oferece. Quando nos damos conta de quem somos, fazemos planos em todos os âmbitos e no fim quase nada conseguimos e vem a decepção, a frustração e aqueles que são mais sensíveis não suportam e se entregam. Por isto é melhor, é necessário navegar pois assim não há possibilidades de erros no caminho. Traçar planos não é errado, mas viver em função deles pode nos prejudicar.

Em meu caso, meus planos na infância se baseavam em ser uma secretária executiva e ter um filho (menino) de proveta e cria-lo sozinha. Na adolescência tudo virou; conheci o pai de meus filhos e aos 18 anos me casei (no dia que também me formei professora). Tive dois filhos homens que amooooo, apesar de ter planejado um só, prestei concurso e “virei” professora de crianças, à priori, tia. Não tive êxito em meus planos pra vida, mas depois do divórcio, me formei professora de literatura e português e me encontrei nas letras. Eu estou hoje, aos 44 anos, navegando. Um plano aqui, outro ali, mas nada que vá me decepcionar caso não os realize. A navegação é mais bem-vinda, é tranquila, é calma. É viver sem restrições e grandes desafios. O que vier é lucro.












Comentários

  1. Viver um dia de cada vez.
    Intensamente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. É,a vida nos surpreende e no momento ,todo o mundo está no mesmo barco. Mas, vamos seguindo o foco que agora é em casa ficar pra mais cedo poder sair e festejar! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda tua frase lá.Levei pra cima teu nome! bjs, obrigadão!

      Excluir
    2. Obrigada por voltar, Chica! É sempre um prazer visitá-la!

      No momento nosso foco é pensar no outro e nos mantermos em casa, a vida também deve ser vivida no centro de nosso lar.

      Beijinhos

      Excluir
  3. Cleu, é claro que eu vou me lambuzar,
    aliás, vou me fartar se sair ileso
    nessa briga do mar com o rochedo.
    Um beijo (virtual) e fique bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Silvio, estou aqui rindo do que disse!
      Farta-se com moderação... sairá ileso das duas formas!

      Beijinhos

      Excluir
  4. Fantástico tema. De repente, estamos todos no mesmo...
    -
    Amigo, é aquele que te dá a mão quando precisas
    -
    Beijo. Tenham uma excelente tarde. "Vai ficar tudo bem"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ficar tudo bem, Deus no controle, flor!

      Obrigada por vir,

      Beijinhos.

      Excluir
  5. Boa tarde de paz e saúde querida amiga Cleo!
    Vi sua frase na Chica e vim logo olhar o post.
    Sabe, temos visto que não dá para ficamos isoladas da teia universal.
    Mesmo confianadas cada qual na sua casa, vamos interagindo por aqui e refletindo como é bom viver, sonhar e amar.
    Seja o filho, o marido e nosso familiares bem como os amigos reais e virtuais.
    Gostei muito do seu post contando um pouco mais de você e da transformação que a nova situção está causando em seu coração.
    Todos deverámos estar passando por este momentos de maior solidariedade, amiga.
    Tenha dias protegidos de todo mal!
    Seja abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roselia, esse momento mundial está mesmo mexendo com as mentes e espero que as mentes mudadas deixem ser transparecidas nos atos.

      Obrigada por vir, minha flor!

      Cuide-se, beijinhos.

      Excluir
    2. Estava sonolenta e no celular quando escrevia e foram erros de digitação, desculpe-me querida.
      💐🙏💙😘

      Excluir
  6. Olá Cléo, gosto de ver estes depoimentos onde o ser mergulha na sua existência e nesta imersão refazer seus passos e vida em geral. É preciso se permitir nestas analises sem dor e emergir belamente para uma nova vida. Navegar pela vida, conhecer mares dos sentimentos humanos e agregar valores, que nos tornem melhores e assim mais felizes.
    Que bom ver você pela pagina e assim, nesta interação encontrar uma boa postagem, que nos serve de espelho. É preciso saber viver mesmo coisas que nos enlevem e não nos leve para um momento de prazer com decepções futuras.
    Carinhoso abraço amiga e cuide-se bem.
    Beijo e bom fim de noite na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom, Toninho, essa introspecção para evoluirmos!
      Poderia acontecer com todos sem precisarem passar por momentos como o atual!
      Agradeço por vir e deixar seu delicioso comentário.

      Beijinhos

      Excluir
  7. É verdade minha amiga vivemos quase como se estivéssemos num filme de ficção cientifica.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
  8. Nunca fui também a pessoa mais social, até pelo contrário, sempre metido nas minhas coisas, introvertido nos sentimentos, desabafando de preferência pela escrita onde realmente me torno bem mais ousado, diferente daquilo que por norma sou ou mostro. Mas que seria de nós se estivessemos sozinhos, como uma jangada no meio de um oceano sem fim à vista? Não acredito que a maior parte de nós vá crescer, amadurecer com esta crise, pois iremos voltar a cair nas mesmas asneiras comportamentais que nos trouxeram onde agora estamos. É a nossa natureza, acho eu. Tento no entanto convencer-me de que já será uma vitória mesmo que uma pessoa altere a sua forma de agir ou de pensar. Bom fim de semana, amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu lindinho, sua maneira de pensar é relativamente parecida com a minha.
      Tomara que, mesmos poucos, existam aqueles que passem pela transformação evoluídos.

      Beijinhos, meu lindo.

      Excluir
  9. Como socióloga digo: "Nós , sem os outros nada somos"... Nunca esqueci esta frase da faculdade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não somos mesmos, Pink! Mesmo que pareça, nesses momentos percebemos a falta do próximo.

      Beijinhos

      Excluir
  10. O isolamento de hoje é, necessário, para garantir o contato físico do amanhã. No tempo em que não haviam comunicações como há hoje. Seria muito mais angustiante. Toda a gente tem telemóvel, podendo a qualquer hora do dia ou da noite entrar em contato com os seus famílias e saber noticias dos mesmos.

    Gostei de ler essa sua crónica "Pensamento".

    Desejo para si amigo Cléo Gomes, um bom fim de semana. Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, Edu, você está com razão.Contamos hoje com a tecnologia para nos comunicarmos. Isso é ótimo!

      Obrigada por comentar e deixar seu pensamento.

      Beijinhos

      Excluir
  11. Oi, Cléo... Foi um prazer encontrá-la no Ciranda de Frases...
    Gostei de ler o seu texto, vamos adiante...
    Navegar é preciso, também ficar em casa e investir em bons momentos é precioso...
    Meu abraço... Muita saúde...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos nos manter em casa e continuar a navegar.

      Beijinhos.

      Excluir
  12. A vida é assim memso. Só temos duas certezas: a morte, e as mudanças.
    Não sabemos ainda ao certo quando essa pandemia vai acabar e quando a vida vai voltar 100% ao normal, mas não acredito que haverão grandes mudanças de comportamento por parte da maioria das pessoas, a maioria já deve estar começando a ficar ansiosa para voltar aos velhos hábitos.
    Também não sou muito social, porém estamos vivendo uma clausura não opicional e esse é maior ponto negativo, mas admito que nesse sentido também não devo mudar muito.

    Pelas mudanças que descreveu ao longo de sua vida, até que pode-se considerar que houveram avanços e mudanças interessantes e isso é positivo.

    ResponderExcluir
  13. Uma crónica muito reflexiva e cheia de verdade. É preciso não perdermos a esperança…
    Uma boa semana, com muita saúde e cuidados.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  14. OLá:- Oxalá que as pessoas aprendam algo com estes momentos dificeis que estamos a passar. Que o afastamento social, a quarentena, sejam o melhor remédio para que, num próximo amanhã, as familias se possam reunir, abraçar, beijar, e os amigos cumprimentar.
    .
    Uma semana Santa muito feliz.

    ResponderExcluir
  15. Navegar é preciso... mais do que nunca...
    Em poucos dias tudo mudou. E em todo o mundo, prova que ele é mesmo global.
    Magnífica crónica, gostei imenso.
    Cleo, continuação de boa semana e boa Páscoa (a possível).
    Beijo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entreabertas

Devasso Coletivo

Labirintite não é doença só de idoso não,viu?