Inclusão - Uma Realidade que os números não mostram

Imagem
  O ser humano é um ser único com o seu conjunto biológico e seu contexto social. A diversidade humana é bastante rica e, ao mesmo tempo, pode ser complexa, principalmente, quando a característica da diferença que tratamos é uma deficiência. Por mais que evoluamos com tecnologias avançadas o olhar para uma pessoa "diferente” continua existindo. A diversidade humana com todo o seu diferencial é bem discutida no meio educacional nos dias atuais e, segundo Mantoan (2003) “ está sendo cada vez mais desvelada e destacada e é condição imprescindível para se entender como aprendemos e como compreendemos o mundo e a nós mesmos” . No entanto, a maioria das instituições brasileiras não está preparada para trabalhar com as diferenças de uma deficiência. Buscam apoio nas secretarias de educação que devido à falta de estrutura e de pessoal, na maioria das vezes, não conseguem suprir as necessidades de suas unidades escolares que lançam sobre os professores a responsabilidade de arcar com os al...

Tudo é questão de escolha




Quando olho para trás, vejo o quanto sou vencedora. Às vezes, situações acontecem na nossa vida que paramos e pensamos: por quê? 
Essas situações nos fazem adquirir experiência, nos blindam de certa forma para situações piores que poderão vir. 

Tenho escrito muito acerca de minha vida, por isso tenho relembrado fatos que nunca pensei que conseguisse resolver e sair deles. 

Quando vejo meus filhos encaminhados, meus alunos aprendendo, meus gatinhos satisfeitos e Deus sendo glorificado na minha vida, fico feliz por estar viva! No passado tentei contra minha vida e por isso não era para estar aqui. Sou prova de que vale a pena tentar, se entregar nas mãos de Deus e confiar. 

Passei por situações diversas em minha vida que sei que muitos não entenderiam. Outros passam por outros tipos de circunstâncias, mas sei que pra tudo há um propósito. Cada um tem a cruz que é capaz de suportar. 

A superação está dentro de nós. Não está no outro, num familiar, num relacionamento conjugal ou numa instituição. Alguns destes podem nos ajudar, mas a força está dentro de nós. Se tivermos tudo e não quisermos, não superamos as adversidades.
Não ter alguém que queríamos ao nosso lado, dói. Mas, ter e continuar infeliz, dói na gente e no outro que não consegue nos ver bem.

Antes de colocar no outro a responsabilidade por nossa felicidade temos que ter a consciência de que somos nós os responsáveis.  

A vida é bela. Nós criamos obstáculos para não a ver assim. O que nos assombra, creio eu, é o fato de morrermos um dia. Mas, na essência, a vida é completa e bela.

Preciso me aceitar, ajeitar as coisas que competem a mim, procurar deixar tudo de forma propícia a realização da vida. 

Muitas são as aflições que nos vêm sem que tenhamos as provocado, além das que provocamos. Faz parte. Mas, precisamos ter jogo de cintura para driblarmos essas aflições e seguirmos adiante.

Meu filho mais velho costuma dizer que tudo é questão de escolha. Em certo ponto, concordo com ele. Se eu escolher me vitimizar pelos erros e consequências, nunca vou ficar bem. A partir do momento que resolvo assumir tais consequências e seguir adiante, minha vida muda de rumo e me satisfaço, o que transmite paz aos outros que se espelharão em mim para avançar na vida. Isso é questão de escolha, de postura, de consciência.

Hoje quis compartilhar esse sentimento com vocês. Superação!

Beijinhos.


“O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte”.

Friedrich Nietzsche













Comentários

  1. Cada um tem a cruz que é capaz de suportar.

    Muitas são as aflições...." Dos justos, coragem Eu venci o mundo"....

    O que transmite paz aos outros que se espelharão em mim para avançar na vida.

    Boa tarde de Sexta da Paixão, querida amiga Cleo!
    Li atentamente seu texto desabafo. Nele, o que recortei acima me tocou profundamente no quesito empatia.
    Só Cristo pode se compadecer de nós a ponto de carregar a Cruz conosco, por nós ou enviar um anjo para.nos ajudar como Ele teve o Cirineu.
    A segunda que tive total sintonia eu já a completei lá em cima mesmo.
    Deus nos pede a coragem e, agora,mais do que nunca...

    Porque somos resilientes da vida, transmitimos nossa paz,não como o mundo gosta, a de tapinhas nas costas, mas a Paz que só Jesus pode nos dar.

    Um post onde me vi numas partes, querida.
    Deus está conosco, neste momento tão diferente e difícil.
    Temos que nos amenizam em muito a solidão.
    Fui só muitos e muitos anos, querida. Não sabe como a entendo.
    Tem coisas que só quem passa é que sabe.
    Tenha dias abençoados!
    A caminho da Páscoa...
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roselia, fico tranquila por saber que se viu no post e que está coberta com a graça Divina.
      No mundo temos aflições mesmo, mas Ele venceu e está ao nosso lado para vencer com a gente.
      Se soubermos viver a solidão, ela vira aliada e só temos a ganhar com isso, mas quando não a aceitamos sofremos bastante.
      Agradeço seu depoimento, vejo que não estou sozinha!

      Boa Páscoa!

      Beijinhos.

      Excluir
    2. Solidão Povoada do bem gera criatividade imensa, amiga
      Santa e abençoada Páscoa!
      🕊️🌼🙏😇💙😘😘

      Excluir
  2. O seu filho mais velho tem toda a razão. Caminhar, caminhar, e jamais desistir do caminho. Existe sempre uma Luz que nos guia. Basta acreditar. Basta abrir o coração. Basta aceitar que perante a Luz divina não somos nada, mas para a Luz divina, somos tudo

    Uma Páscoa feliz dentro do possível

    Cuide-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Ricardo, meu filho foi sábio em seu raciocínio. Um rapaz me ensinando a vida!
      Sem Deus nada podemos fazer!

      Boa Páscoa!

      Beijinhos.

      Excluir
  3. Concordo...Tudo é questão de escolhas! Lindo texto! beijos, FELIZ Páscoa! chica

    ResponderExcluir
  4. Um texto pertinente, com questões que nos fazem pensar - como eu gosto. O pensamento faz-nos crescer da mesma forma que cada escolha que fazemos. Ninguém evolui se ficar fechado numa concha ou do lado de dentro da janela só para não se magoar. O nosso caminho é feito de escolhas e suas consequências pelas quais, para o bem e para o mal temos de nos responsabilizar. Pelo que li, do tempo que por aqui ando, só posso dizer: prova superada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miguel, sempre somando em seu comentários! Obrigada.
      A evolução humana precisa de atitude para se realizar. Você tem razão.

      Superando a cada dia, vivendo a cada instante, sentindo e degustando a vida em sua essência, nos bons e nos maus momentos.

      Beijinhos

      Excluir
  5. Desistir, jamais! Adorei.)
    -
    "Neste tempo que nos resta..." | Uma Santa Páscoa| .O tempo pode ser curto e o amanhã já ser tarde. A Páscoa continua, as vidas não. Por isso, façamos do nosso próprio lar o imaginário da família em volta da mesa. A praia que gostaríamos de visitar... O parque florido iluminado pelos raios de sol... Façamos a nossa obrigação. Ficar em casa, porque do nosso lar iluminado podemos sempre falar com quem está longe, ou mesmo ali ao lado... PÁSCOA FELIZ.

    Beijo e abraço, virtualmente carinhoso.

    ResponderExcluir
  6. Olá, boa tarde
    Gostei de ler o texto introdutório, gostei da sua força interior, olhe que atentar contra a própria vida, e Deus vir em seu socorro para preservá-la , considere-se uma abençoada. Não importa as adversidades,m elas fazem parte do nosso viver para nos fortalecer. Parabéns.

    votos d'uma Feliz e abençoada Páscoa.

    Linkei seu bklog.

    Bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que sou abençoada sim, Diná! Deus é tudo em mim hoje.

      Obrigada por vir!

      Excluir
  7. A principal independencia que alguém pode conquistar é a independencia emocional.
    Ao meu ver só a conseguimos ou criamos condições para consegui-la depois de um processo de amadurecimento, que vem quando nos vemos de forma profunda e integral, aceitando quem somos, apreciando nossas qualidades e procurando corrigir nossos defeitos, sabendo do nossos limites, do que de fato é importante para nós ou não.

    Aí sim poderemos abrir mão de coisas, pessoas e situações. Poderemos também sermos independentes de opiniões alheias, com isso a vida fica mais leve e haverão melhores condições de alcançar a paz interior.
    Quando estamos em paz temos melhores condições de tomar decisões e fazer escolhas, agindo mais com a razão e menos com a emoção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, ter independência emocional nos livra de muitas ciladas na vida.

      Obrigada.

      Excluir
  8. P elo Amor derramado

    A paz enfim reinou

    S ó nos resta o Amado

    C om todo esplendor

    O sol nos vem calado

    A contemplar tanto Amor.

    Boa Páscoa, querida amiga Cleo!
    Bjm festivo, carinhoso e fraterno

    ResponderExcluir
  9. Durante o tempo que vivemos. Muitas coisas acontecem na nossa vida. Umas boas outras menos boas. Penso que se dependesse das nossas escolhas, seria diferente, para melhor e não para pior?
    Gostei de ler a sua crónica. Diria em forma de (Desabafo).
    Desejo para si, amiga Cléo Gomes, extensivo a toda a família Páscoa Feliz. Beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós não sabemos, Edu, quais serão as consequências de nossas escolhas, às vezes, vêm muito além do que esperávamos. Devemos suportar.

      Obrigada e beijinhos.

      Excluir
  10. Continuo a gostar de olhar para o copo meio cheio.
    O meio vazio aborrece-me.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A perspectiva é sempre bem-vinda quando de âmbito otimista. Você está certo ;)

      Beijinhos

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entreabertas

Devasso Coletivo

Amar ou não Amar?