Inclusão - Uma Realidade que os números não mostram

Imagem
  O ser humano é um ser único com o seu conjunto biológico e seu contexto social. A diversidade humana é bastante rica e, ao mesmo tempo, pode ser complexa, principalmente, quando a característica da diferença que tratamos é uma deficiência. Por mais que evoluamos com tecnologias avançadas o olhar para uma pessoa "diferente” continua existindo. A diversidade humana com todo o seu diferencial é bem discutida no meio educacional nos dias atuais e, segundo Mantoan (2003) “ está sendo cada vez mais desvelada e destacada e é condição imprescindível para se entender como aprendemos e como compreendemos o mundo e a nós mesmos” . No entanto, a maioria das instituições brasileiras não está preparada para trabalhar com as diferenças de uma deficiência. Buscam apoio nas secretarias de educação que devido à falta de estrutura e de pessoal, na maioria das vezes, não conseguem suprir as necessidades de suas unidades escolares que lançam sobre os professores a responsabilidade de arcar com os al...

Faça o bem sempre que puder- A Paz será consequência!





Atualmente, olho para meu redor e contemplo várias pessoas reclamando do que vivem, do que têm, do que lhes acontece. Viver bem não é possuir bens, muito dinheiro, ser bem-sucedido na vida, isso pode até dá um reforço ao ego, mas não é tudo!


Há um tempo atrás li uma reportagem sobre um grande empresário que tirou sua vida. Não estava doente, aparentemente, mas estava fraco emocionalmente. Às vezes, olhamos para as pessoas que demonstram estar bem, mas não estão. Não conseguimos enxergar esse detalhe por causa de nossos pensamentos egocentristas. Há aquelas que arrotam felicidade em seus status do Facebook e Instagram. Pra quê? Ego. Esse serzinho que fica dentro da gente e que muitas pessoas gostam de massageá-lo em demasia. Esse empresário que se matou, foi uma pessoa como nós, sentia como nós, mas não aguentou a pressão da economia sobre seus bens. Aqui perto de minha casa outros homens se suicidaram a pouco tempo por causa de suas companheiras. Pois é! Pessoas que tinham ainda uma vida pela frente e se deixaram levar pela fraqueza de suas emoções.



Sabe, eu já estive mal há uns anos atrás por sentir culpa de alguns fatos que aconteceram em minha vida. Sorria para todos, brincava, dizia coisas engraçadas, mas dentro de mim nada estava bem. No entanto, mesmo tendo ido ao fundo do poço, fui alcançada pela misericórdia de Deus e dei a volta por cima. Nem todos sabem o que passei. Hoje, me sinto realizada, pois tenho saúde, emprego e dois filhos ótimos! Não tenho bens materiais, dinheiro, ou afins, mas tenho PAZ.


Hoje, procuro viver minha vida sem olhar para o que os outros vão dizer. Vivo minha vida de forma harmoniosa com todos ao meu redor, quando sei que não sou querida, simplesmente evito as situações e sigo. Vejo muitas pessoas que perdem tempo falando do outro, criticando isso ou aquilo e, no entanto, suas vidas estão vazias.


Devemos procurar ocupar nossa mente e nosso dia com afazeres de qualidade, amar ao próximo como se fosse um de nossos entes queridos, caso não consigamos, devemos pelo menos suportá-lo! Mas, não deixe que a mágoa invada sua essência. Somos liderados por nossa mente, nela está o controle de tudo. Tem uma frase que diz que: a paz começa com um sorriso.


Que possamos ser mais altruístas, olhar as pessoas com um olhar humano, caridoso. Assim, teremos a sensibilidade de sentir quando algo não vai bem e poder ajuda-las, pelo menos, com um abraço ou palavra amiga. Se você está em paz, passe isso adiante e viverás com bem mais tranquilidade e com a sensação de dever cumprido. Alguém está do seu lado precisando de um sorriso.



Na Bíblia encontramos o seguinte versículo: No coração dos que maquinam o mal há engano, mas os que aconselham a paz têm alegria (PROVÉRBIOS 12 v. 20).

Sejamos amigos e felizes!

Beijinhos







Comentários

  1. Gostei de te ler! Obrigada :)
    -
    Coisas de uma Vida.
    Beijo e um excelente fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo Obrigada! Viva!!!

      Beijinhos e bom domingo, linda!

      Excluir
  2. Muito verdadeiro isso!Quanto mais bem fazemos, melhor vivemos! Incrível! beijos, lindo domingo! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chica, obrigada pelo retorno!
      Sim, acredito nisso!

      Beijinhos.

      Excluir
  3. CLÉO GOMES,

    estamos vivendo dias difíceis de desamor e intolerância ao próximo, nisso você tem razão!
    É bom saber também que, na espiritualização da sua vida você encontrou formas de transcender ao meramente material e consegue enxergar no amor ao próximo uma das suas metas do dia-a-dia.
    Um bração carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu querido Paulo,

      Que bom tê-lo aqui proseando comigo! Por mais que sejam difíceis os dias, temos que seguir adiante olhando para o outro com mais sensibilidade. O mundo virtual nos aproxima, pessoas como eu e você, mas ao mesmo tempo afasta aqueles que não o sabem frequentar. Percebo isto em minha andanças virtuais. Muitos do outro lado da tela estão carentes, estão frios ao mundo real, precisando de um sacode. Estamos aqui para ajudar!

      Obrigada por vir ;)

      Excluir
  4. Há e sempre haverá quem viva obcecado pelo dinheiro. Não se importando sequer com a sua própria saúde.
    Gostei de ler todas essas verdades ditas através dessas palavras que muito bem escreveu cara amiga Cléo Gomes.

    Bom Domingos. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez , o seu sorriso, condiz com o seu coração: enorme!

    ResponderExcluir
  6. O essencial é viver em paz connosco próprios.
    A partir daí tudo flui naturalmente.
    Bjs, boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos, sim, Pedro estar bem conosco mesmo.

      Beijinhos.

      Excluir
  7. Um texto muito reflexivo que gostei de ler,
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Cléo.
    As redes sociais que deveriam ser algo para aproximar as pessoas acabou virando algo que prejudica mais do que ajuda. É tanta felicidade falsa que a própria pessoa acaba se matando quando as curtidas não correspondem. Gostei bastante do se texto.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, minha querida Sil. Verdade, infelizmente, estão se importando mais com algo abstrato do que com seu interior, sua família...

      Beijinhos

      Excluir
  9. Paz, saúde e sabedoria são ao meu ver os maiores "tesouros" que uma pessoa pode ter.
    Redes sociais são mundos de fantasia, não dá pra levar a sério, tem gente que vemos nas redes sociais e depois vemos ao vivo e não reconhecemos.
    Portanto não se deve focar muito nessas redes.

    Quanto aos casos de suicídio, geralmente tem muitos fatores envolvidos, mas na minha opnião, os homens deveriam ter um pouco mais de atenção ao emocional, não necessariamente fazendo terapias e afins, mas tendo mais senso crítico e observando a sí mesmo.
    Outro ponto que vale salientar, provávelmente desses casos que relatou dos homens que tinham problemas com mulheres, elas decidiram se separar ou eles descobriram uma traição, vemos muitos casos semelhantes.
    Mulheres também sofrem com isso, mas o número de homens que afundam em suas vidas ou mesmo se matam após esses episódios é bem maior que o de mulheres.
    Autoconhecimento, humildade e uma boa dose de desapego são fundamentais. É fácil? Geralmente não, mas vejo como necessário para ter uma vida com menos problemas.
    Pra finalizar, relacionamentos podem fazer bem ou fazer muito mal e muita gente fica presa a relacionamentos ruins por medo da solidão, do julgamento de outras pessoas etc.
    Isso é um tremendo atraso de vida. Antes de querer se relacionar com alguém, todos deveriam conhecer melhor a sí mesmo e ter um mínimo de maturidade.

    Excelente 2020.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, meu anjo, por ter manifestado sua opinião assim aqui em meu cantinho.
      Você tem razão em todos os aspectos. Mas, infelizmente, esse autoconhecimento só vem com a maturidade, o que demora um pouco, então precisamos cuidar de quem ainda não o tem.

      Manter relacionamento de fachada é ruim, mas, ficar também de galho em galho não tem coração que suporte. Minha proposta aos casais seria uma reflexão em DR para cada situação. O divórcio nunca é tão bom assim, salvo em casos de violência. No entanto, cada um tem sua posição e só podemos aconselhar.

      Obrigada por vir e comentar. Excelente 2020 pra você também.

      Excluir
  10. E eu não acrescentaria nada, tão explícitas são as suas palavras sobre o bem mais precioso que podemos ter. Claro que o dinheiro ajuda, concretizar uns quantos sonhos pois é da natureza humana nunca nos contentarmos com o que temos, mas a idade e uns quantos pontapés deram-me outra forma de ver a vida e as suas prioridades. Muita paz, amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Miguel, o dinheiro não compra tudo. Mas, com Paz e saúde podemos muita coisa! Inclusive, nos mantermos.

      Obrigada por vir, meu anjo.

      Excluir
  11. Um texto ético, edificante e muito expressivo...

    Dias de férias muito agradáveis e bem vividos.

    Abraços, Cléo
    ~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh flor, obrigada!

      Desejo o mesmo pra ti, querida Majo!

      Beijinhos

      Excluir
  12. Um lindo texto que eu concordo plenamente. Vamos ser felizes, sorrindo sempre pra vida.
    Um abraço.
    Élys

    ResponderExcluir
  13. Oi, Cléo!

    Um texto bem verdadeiro, pois nem tudo o que parece é.
    O dinheiro ajuda, mas não traz a felicidade total. Sejamos simples e encontraremos o bem estar.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não mesmo, CCéu, o dinheiro não traz a felicidade plena.

      Beijinhos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entreabertas

Devasso Coletivo

Amar ou não Amar?