Volta por cima

Imagem
Volta por cima Casamento de meu primogênito. Quanto tempo?! Isso mesmo, mas ainda estou por aqui. Minha vida deu uma virada significativa desde que Deus se revelou para mim.  Depois que recuperei da tentativa contra vida, voltei a sonhar. Ainda tenho sequelas como a visão embaçada, no entanto isso não me atrapalha no dia-a-dia. Estou firme nos propósitos que formulei para estar sempre na vontade de Deus. Consegui vencer a depressão, trabalho com dedicação no trato com meus alunos, tenho comunhão na igreja com as pessoas e com Deus, entrei na autoescola e tirei minha CNH. Estou dirigindo!!!!! Hoje, quase 3 anos depois do fundo do poço, estou vivendo o melhor de Deus. Nunca imaginei viver essa sensação tendo vivido deprimida por anos. Quando Deus tomou o controle de minha vida, realmente, tudo mudou. Ele governa tudo. O Espírito Santo que habita em mim tem me capacitando a ser um Ser Humano melhor. Meus filhos se formaram grandes homens! Meus pais estão idosos e necessitando de minha pre

Inveja, um dos sete pecados capitais.




Você já ouviu aquela história da visita que chega e, depois de elogiar uma planta de sua casa, vai embora e a plantinha murcha e morre em alguns dias? Ou já experimentou contar uma notícia feliz e, depois a viu se transformando em tristeza, quem sabe até em tragédia?

Há nesses casos algo que vai muito além do que podemos ver, segundo a crença popular. Para muitos, está aí o tal olho grande, um dos sete pecados capitais: a inveja.
Mas será que isso não é coisa de nossa cabeça? É possível a alegria ou o sucesso incomodar? Isso aí, meus queridos: a inveja não só existe como também pode prejudicá-los, principalmente em tempo de grande exposição (eu li e gostei ; )).

Muitas pessoas são infelizes por causa do sentimento de inveja, embora a maioria delas não reconheça tal atitude mental em si mesmas.
Geralmente, o que faz a inveja se desenvolver é a comparação. Temos uma necessidade grande de seguir um padrão, um exemplo e quando nos deparamos com algo que pode nos fazer crescer desenvolvemos uma admiração por aquela (s) pessoa (s), no entanto há pessoas que têm dificuldade em reconhecer o outro e ultrapassam a admiração passando a sentir inveja ao se compararem.

É por aí que esse sentimento age. Conforme a fundadora do Instituto de Pesquisas em Terapia Quântica, a psicóloga, psicanalista e terapeuta quântica Carmem Farage, podemos separar a inveja em MATERIAL e MORAL: “Na primeira, queremos ter o que o outro tem e, na, segunda, queremos ser o que o outro é. Essa última é a mais dolorosa das duas. Pode ser, às vezes, muito sutil, fazendo com que o invejoso ambicione secretamente as qualidades de alguém a quem ele admira secretamente”.

Sentir inveja é querer o que está na mão do outro. Desejamos o que não temos. E segundo os especialistas, devemos nos proteger dos invejosos não gritando alto nossa felicidade, pois a inveja pode acordar.

Vamos a uma fábula bem conhecida:

Era uma vez uma cobra que começou a perseguir um vaga-lume que só vivia a brilhar.
Ele fugia rápido com medo da feroz predadora e a cobra nem pensava em desistir.
Fugiu um dia, dois dias e nada… Ela não desistia.
No terceiro dia, já sem forças o vaga-lume parou e disse à cobra:
– Posso te fazer três perguntas?
-Não costumo abrir esse procedente para ninguém, mas já que vou te comer mesmo pode perguntar…
-Pertenço a sua cadeia alimentar?
-Não
-Te fiz alguma coisa?
-Não
-Então por que você quer me comer?
– Porque não suporto ver você brilhar.



Que tipo de pessoa é você, cobra ou vaga-lume?

Seja vaga-lume, brilhe, voe alto. Mas não se esqueça tudo vem do Senhor e é para o Senhor. Se alegre com a vitória do próximo, abençoe, profetize e estará trazendo sobre si as mesmas bênçãos. Pois aquilo que o homem plantar, isso também colherá.


Caso você esteja vivendo uma comparação, tente não
desenvolver esse sentimento e supere a inveja. Cresça e não se prejudique com essa energia tão negativa, pois enquanto sente a inveja, você não consegue ser capaz de se desenvolver e atrai maus fluídos amargando tanto a sua vida quanto da pessoa da qual você sente inveja. Caso, você esteja vivendo o contrário peça proteção a Deus e tente não chamar tanto a atenção, o que é muito difícil, eu sei, pois o fazemos sem a intenção!

Cuide-se.


Beijinhos.










Comentários

  1. Se tem um sentimento horrível é a tal da inveja e faz mal de verdade,mas ainda bem, não só para os invejados, mas também aos que invejam... Triste, mas existe! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia.
    Acho que de tudo, a inveja é das coisas piores. Gostei de ler

    Hoje:- Sinto que nas nuvens estão ausentes |Poetizando e Encantando|

    Bjos
    Votos dum óptimo Domingo.

    ResponderExcluir
  3. Excelente reflexão.
    A inveja é um sentimento terrível e extremamente negativo, que pode corroer a vida de quem a tem e levar quem a tem, a prejudicar os outros.
    Infelizmente, à muito pessoal à nossa volta, que por tudo e nada tem inveja, Deus nos livre dessas pessoas.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus ponha essas pessoas bem longe de nós, Maria!
      E nos proteja sempre!!

      Beijinhos

      Excluir
  4. Cleo, obrigada pelo seu comentário. Li atentamente o seu texto e estou plenamente de acordo. Deus nos livre de gente invejosa.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Esse texto gostei de ler,
    não quero nada com a inveja
    sem a sua companhia quero viver
    feliz, toda a minha vida sem ela!

    Tenha uma boa noite cara amiga Cléo Gomes. Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Edu,
      Obrigada por vir
      e comentar
      e assim vou terminar...

      Beijinhos.

      Excluir
  6. Olá! Quando estamos de bem e focados, mesmo que tenham inveja, ela não incomoda, acho! lindo blog.

    https://ives-minhasideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ives!
      Você tem razão quanto ao estarmos focados, não devemos deixar que a inveja nos titubeie.
      Obrigada e sinta-se à vontade,

      Beijinhos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entreabertas

Devasso Coletivo

Labirintite não é doença só de idoso não,viu?