Inclusão - Uma Realidade que os números não mostram
O ser humano é um ser único com o seu conjunto biológico e seu contexto social. A diversidade humana é bastante rica e, ao mesmo tempo, pode ser complexa, principalmente, quando a característica da diferença que tratamos é uma deficiência. Por mais que evoluamos com tecnologias avançadas o olhar para uma pessoa "diferente” continua existindo. A diversidade humana com todo o seu diferencial é bem discutida no meio educacional nos dias atuais e, segundo Mantoan (2003) “ está sendo cada vez mais desvelada e destacada e é condição imprescindível para se entender como aprendemos e como compreendemos o mundo e a nós mesmos” . No entanto, a maioria das instituições brasileiras não está preparada para trabalhar com as diferenças de uma deficiência. Buscam apoio nas secretarias de educação que devido à falta de estrutura e de pessoal, na maioria das vezes, não conseguem suprir as necessidades de suas unidades escolares que lançam sobre os professores a responsabilidade de arcar com os al...
Casado há 23 anos não me posso pronunciar acerca da questão.
ResponderExcluirBjs, bfds
Fico feliz em saber que há casamentos firmes como o seu, meu querido!
ExcluirBjs, bom fim de semana.
Muito bom de ler. Obrigada pela partilha:))
ResponderExcluirBjos
Votos de uma óptima Sexta-Feira
Olá, querida Larissa, obrigada por vir!
ExcluirBjs, querida.
Bem assim. Disse tudo.
ResponderExcluirUm abraço. Tudo de bom.
💙 Navegar, viver... "Toca o barco!"
Ainda faltou o que o amigo anônimo disse lá embaixo.
ExcluirUm abraço...
A única rede social que tenho é o blogue, por isso sou suspeito, mas subscrevo-te completamente!
ResponderExcluirUm beijo
Faz bem, obrigada por vir, querido!
ExcluirTem muitas coisas envolvidas nesse contexto.
ResponderExcluirO primeiro ponto ao meu ver é: O que cada pessoa espera de um relacionamento? Será que realmente há interesse em ter um relacionamento duradouro por parte de muitas pessoas?
Tem muita gente que idealiza demais, espera coisas irreais. Mas tem muitas pessoas também que querem relacionamentos que venham a lhes servir em algo.
No passado era muito comum homens terem esposas em parte para servir como empregada doméstica. Hoje muitas mulheres não se relacionam de jeito nenhum com homens que ganhem menos, tenham menos visibilidade social e por aí vai.
São relacionamentos com forte viés ostentatório/utilitarista.
Há também aqueles que buscam parceiros para servir como troféu: Muito comum ocorrer isso com pessoas mais velhas que buscam parceiros ou parceiras mais jovens basicamente pra mostrar que ainda são sedutores e que são capazes de "conquistar" a companhia de homens e mulheres no auge de sua forma física.
Tem a questão sexual. No passado o casamento era uma das formas de se manter uma vida sexual ativa, sendo socialmente bem visto.
Hoje, quase ninguém casa virgem, pelo contrário, muitas pessoas ao longo da vida tem um número considerável de parceiros sexuais. Há aplicativos inclusive que facilitam isso.
Assim não há a necessidade de um casamento para ter vida sexual. Sendo assim não há pressa pra casar...
Tem a questão social, antigamente o casamento era quase obrigatório, quem não casava muitas vezes sofria preconceito direto e objetivo ou velado. Hoje isso diminuiu, isso também ajuda a diminuir a necessidade que muitos sentem de ter um relacionamento como um casamento.
Tem pessoas que se acostumam a viver sozinhas e passam a ter dificuldades de dividir a vida com alguém.
Mais importante que ser solteiro ou não é qualidade do possível relacionamento ou a capacidade de viver bem consigo mesmo quando se está solteiro.
Gostei dessa última frase, "mais importante que ser solteiro ou não é a qualidade do possível relacionamento ou a capacidade de viver bem consigo mesmo quando se está solteiro".
ExcluirObrigada pela sua participação, você completou meu raciocínio.
;)
Concordo plenamente com você. E ainda tem o problema de que são tantas opções que muitos não querem mais se prender a uma pessoa só. É necessário que cada um reflita sobre o que realmente quer.
ResponderExcluir*☆* Atraentemente *☆*
Com certeza, Evandro. Ainda tem isso. Bem pensado!
ExcluirObrigada por partilhar seu pensamento.
Gostei da sua análise/ponto de vista.
ResponderExcluirAcrescento apenas que a ideia de "alma gémea" não existe. E, se existe, é mais difícil de encontrar do que ganhar na lotaria.
Cleo, um bom fim de semana.
Beijo.
Concordo, Jaime. Alma Gêmea não existe!
ExcluirBom fim de semana, meu querido.