Volta por cima

Imagem
Volta por cima Casamento de meu primogênito. Quanto tempo?! Isso mesmo, mas ainda estou por aqui. Minha vida deu uma virada significativa desde que Deus se revelou para mim.  Depois que recuperei da tentativa contra vida, voltei a sonhar. Ainda tenho sequelas como a visão embaçada, no entanto isso não me atrapalha no dia-a-dia. Estou firme nos propósitos que formulei para estar sempre na vontade de Deus. Consegui vencer a depressão, trabalho com dedicação no trato com meus alunos, tenho comunhão na igreja com as pessoas e com Deus, entrei na autoescola e tirei minha CNH. Estou dirigindo!!!!! Hoje, quase 3 anos depois do fundo do poço, estou vivendo o melhor de Deus. Nunca imaginei viver essa sensação tendo vivido deprimida por anos. Quando Deus tomou o controle de minha vida, realmente, tudo mudou. Ele governa tudo. O Espírito Santo que habita em mim tem me capacitando a ser um Ser Humano melhor. Meus filhos se formaram grandes homens! Meus pais estão idosos e necessitando de minha pre

Suicídio, muito mais perto do que você imagina.



"Naquela manhã, tudo parecia perfeito, até se dá conta que sua vida era um vazio. Sempre acordava, fazia seu café, saia respirando o ar fresco e delicioso da manhã, mesmo em dias de chuva deliciava suas manhãs, mas naquele dia a manhã estava nebulosa, sombria, algo a incomodava em seu interior, como já havia acontecido anteriormente, mas naquele dia estava mais forte.
Seu peito ardia e em seus pensamentos o por quê de sua vida tão sem graça pairava na mente. Não tinha amigos, só colegas, seu emprego era regado por altruímo, pois trab
alhava na área da educação, vivia rodeada por crianças pequenas e sedentas de atenção, talvez aí estivesse seu motivo de vida, porém não conseguia ver, a dor em seu peito era muito profunda. Em sua vida pessoal, nada de especial. Seus filhos não tinham vinculo com ela apesar de morarem na mesma casa, pareciam estranhos, seus parentes não a procuravam cada um tinha sua vida, seus afazeres. Ela era uma pessoa sozinha, seus monstros conviviam com ela mais do que qualquer outra pessoa. Sofria com sua dor como se fosse um câncer na alma desde criança. Não conseguia se relacionar com ninguém e ninguém imaginava que isso acontecia com ela, uma mulher linda, risonha, brincalhona, quem diria? E nesse dia em específico, apesar de trabalhar em uma instituição com crianças carentes, nada a fazia se sentir útil. Seu sentido de vida parecia ter se esvaído na sombra do dia, nada a trazia para a atmosfera vívida. Seu olhar vago demonstrava seu vazio interior. A natureza bucólica que a rodeava, as crianças que a chamavam para brincar, a saúde física incontestável que tinha, o salário bom que recebia por trabalhar em uma instituição como aquela, nada a impediu de chegar ao fim daquele dia nebuloso e encerrar sua vida em uma garagem. Muitas vezes, ela gritou em silêncio, pediu ajuda, sentou-se perto de alguém com seu olhar triste, mas ninguém a quis ouvir. Ninguém deu importância". 

Esses dias eu li acerca de um rapaz que cometeu suicídio no 1º dia do ano, Bruno Pontes, de 24 anos. Em sua carta, ele se queixa da falta de empatia das pessoas com quem tem depressão e de como se sentia um "tanto faz" para os outros. Ele também relatou que se sentou várias vezes perto de pessoas para conversar, "pedir ajuda" e não foi correspondido, que o setembro amarelo é uma farsa, as pessoas não estão prontas para ajudar as outras quando se trata de depressão. Eu concordo com ele, pois também já vivi isso. Muitas vezes precisei de uma palavra de incentivo, um abraço ou pelo menos um aperto de mão como forma de dizer "vai dar tudo certo" aguenta firme, é só uma fase, "tudo passa, isso também vai passar" e não obtive; essas expressões eu uso para ajudar pessoas em um grupo de auxílio para quem sofre de algum transtorno psicológico, porém há dias em que eu também preciso ouvir, acho que todos temos esses dias. Todos passamos por momentos difíceis, no entanto há aqueles que tiram de letra outros necessitam de ajuda.

Você pode pensar: Ah ela está fazendo drama! - Mas, ajude! Melhor ajudar e ficar com a consciência tranquila do que carregar o peso de um suicídio.  

No entanto, as pessoas estão ocupadas demais para ajudar. Espero que você leitor, esteja aberto a ajudar, não fique preso só em papel. Pratique o altruímo. Ajude quem precisa. Estenda sua mão, você pode ajudar alguém a salvar sua vida. Reflita.







Comentários

  1. Um tema forte e triste que no entanto, deve nos fazer refletir...Pode estar perto mesmo de nós e temos que tentar estar prontos a poder ajudar! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Chica, é um tema muito forte. Uma amiga minha se suicidou, tinha 35 anos. Ninguém pensava que fosse fazer isso, mas fez. :(

      Bjs

      Excluir
  2. Eu penso que em várias fases da vida, algumas pessoas podem pensar em suicídio por não encontrarem resolução para certos problemas que surgem. Sentem-se sós, sem esperança, sem saída e uma grande angústia vem acompanhada com o pensamento negativo de se privarem do direito há vida. Em outros momentos, a pessoa não quer realmente suicidar-se mas sim impressionar os outros com a gravidade dos seus problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, meu querido, algumas pessoas querem chamar a atenção para si mesmas, mas como eu disse, melhor ajudá-las do que carregar o peso de um suicidio na consciência.

      Obrigada por comentar.

      Excluir
  3. Estudei o suicídio na universidade, conheço os sinais, as frases de aviso, é um tema que todos devíamos ter noção do básico, já nem peço muito.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por você conhecer e pedir também.
      Obrigada por vir.
      Bjs.

      Excluir
  4. Muito doloroso ter um familiar que sofre de depressão profunda. Na família tenho 3 casos um deles é muito grave. Fazemos de tudo para que não se sintam sós. O tema é muito interessante!

    Ainda sinto teus lábios beijando minhas mãos. {Poetizando e Encantando}
    Beijo. Boa Noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, minha flor Cidália, presenciar um ente sofrendo e não poder tirá-lo desse mal interior é muito doloroso!

      Beijos, querida.

      Excluir
  5. E quando as pessoas não aceitam ajuda e ainda ficam ofendidas?
    O que fazer??
    Boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pedro, nesse caso, pelo menos teremos a consciência tranquila de que tentamos.

      Bom fim de semana.

      Excluir
  6. Interessante e muito sério texto.

    Hoje:- Mundo de espinhos e rosas.

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda - Feira.

    ResponderExcluir
  7. Muitas vezes as pessoas que andam por perto nem se dão conta do drama interior em que outra pessoa está. E, quando se apercebem do problema, na maioria dos casos evitam essa pessoa.
    Mas, por vezes, até é muito fácil ajudar. Já passei por uma situação em que, após uma conversa de cerca de 1 hora, a pessoa que estava com problemas ultrapassou tudo. Mais tarde, disse-me que aquela conversa lhe tinha feito mais que todas as consultas no psiquiatra.
    Gostei do seu texto, é uma excelente abordagem ao tema.
    Cleo, um bom fim de semana. E bom Carnaval.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Jaime, algumas pessoas não conseguem ter a sensibilidade de perceber o quanto o outro está precisando da gente.
      Fico satisfeita de você ter essa sensibilidade e já ter podido ajudar alguém. Parabéns pela atitude!

      Bom fim de semana e bom carnaval.

      Excluir
  8. Infelizmente num momento onde se fala tanto sobre Deus, as pessoas vivem um vazio existencial como nunca visto. O vazio da alma só pode ser preenchido com a presença do Eterno. Existem recursos que trazem um paliativo, porém a solução só tendo uma comunhão real e intensa com o Eterno. CESAR CONEGLIAN tem palestras maravilhosas sobre esse tema.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entreabertas

Devasso Coletivo

Labirintite não é doença só de idoso não,viu?