Recomeços e Começos

 Olá, leitores!


Hoje quero compartilhar com vocês mais um pouco de minhas reflexões acerca da vida. Acredito que muitos estão passando por aqui por terem situações parecidas com a minha, outros apenas passam para  entretenimento, enquanto outros precisam de um norte em suas trajetórias. 

Quando somos mais jovens a emoção tende a nos direcionar nas escolhas, o impulso, muitas vezes, nos direciona a caminhos que mais tarde nos causarão arrependimentos. Quem me dera ter dado ouvidos a minha mãe ou a meu pai em determinados momentos ou ter tomado decisões com a mente calma. No entanto, queremos fazer o que naquele instante parece bom sem pensarmos em como será no amanhã. 

Mas, antes aprendermos tarde do que nunca aprendermos. 

Como dar os primeiros passos sem antes cairmos? Como gostar de uma comida sem experimentá-la? Muitas pessoas não gostam de envelhecer, mas apesar de, às vezes, parecer assustador é necessário para cumprirmos o ciclo de nossa existência. Os seres vivos, em especial, os humanos, nascem, crescem, reproduzem-se e morrem. É necessário seguirmos essas etapas e vivenciá-las com sabor, pois não há aprendizado sem significado. Quantas pessoas já partiram desse mundo sem chegar à terceira idade? A vida precisa ter sentido para quem vive, não é só uma existência insignificante. Temos razão de estarmos aqui, mas para sabermos qual é essa razão faz-se necessário pararmos e refletirmos no assunto.

Olhando ao nosso redor de maneira superficial vemos miséria, fome, desemprego, apatia, correria, insensibilidade, contudo nossa perspectiva precisa mudar, há necessidade de olharmos o comportamento, as sensações, as atitudes e as necessidades de outrem como se nós estivéssemos naquela situação. Quando começamos a observar e nos atentamos para o outro de maneira empática, temos uma evolução interna que nos proporciona crescimento humano, recomeços a partir de começos. Nossa existência vai se transformando sem percebermos, deixamos de ser egocentristas para sermos solidários e colaboradores do bem-estar social.

 
Fazenda Santa Clara

E são esses começos de comportamentos que nos moldam em nossos  recomeços de vida.


Nunca é tarde para recomeçar. Enquanto há vida, há começos e  recomeços partindo de uma aprendizagem vívida. Para uns mais cedo, para outros mais tarde e, infelizmente, para alguns nunca.  




                                 





 J. C. Gomes









Comentários

  1. Não, nunca é tarde para recomeçar e começar por se fazer o que se gosta verdadeiramente...nunca o que os outros acham que devemos fazer...
    Texto para reflectir...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Marta! Nunca é tarde. A perspectiva do tempo é relativa e depende de cada um.
      Obrigada por vir.

      Excluir
  2. Lindas reflexões, bem verdadeiras! Recomeçar vale sempre e fico feliz de novamente te ver aqui! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, que bom tê-la aqui. Gosto muito de ti, flor! Às vezes, fico muito atarefada pela burocracia escolar e não consigo vir, mas não esqueço de você. Deus abençoe!
      Beijinhos

      Excluir
  3. Seja bem regressada.
    Beijos, boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Pedro! Tento vir mais, no entanto ainda não consigo devido ao trabalho. Mas pessoas como você são sempre lembradas.
      Beijinhos

      Excluir
  4. Bom dia, Cléo...
    Gostei de ler o seu texto com muitas reflexões. A vida é para ser vivida intensamente e com escolhas que tragam boas consequências. Sim, sempre é tempo de recomeçar e aperfeiçoar os passos. Mas, a vida só tem o sentido verdadeiro quando Deus é o nosso guia, restaurador, e alegria apesar de...
    O viver é um aprendizado desafiador e podemos crescer sempre...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anete, muito feliz estou com seu comentário e mais contente pelo fato de também ter Deus como seu Guia.
      Aqui trocamos experiências e carinho, obrigada.
      Beijinhos

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entreabertas

Devasso Coletivo

Volta por cima