Volta por cima

Imagem
Volta por cima Casamento de meu primogênito. Quanto tempo?! Isso mesmo, mas ainda estou por aqui. Minha vida deu uma virada significativa desde que Deus se revelou para mim.  Depois que recuperei da tentativa contra vida, voltei a sonhar. Ainda tenho sequelas como a visão embaçada, no entanto isso não me atrapalha no dia-a-dia. Estou firme nos propósitos que formulei para estar sempre na vontade de Deus. Consegui vencer a depressão, trabalho com dedicação no trato com meus alunos, tenho comunhão na igreja com as pessoas e com Deus, entrei na autoescola e tirei minha CNH. Estou dirigindo!!!!! Hoje, quase 3 anos depois do fundo do poço, estou vivendo o melhor de Deus. Nunca imaginei viver essa sensação tendo vivido deprimida por anos. Quando Deus tomou o controle de minha vida, realmente, tudo mudou. Ele governa tudo. O Espírito Santo que habita em mim tem me capacitando a ser um Ser Humano melhor. Meus filhos se formaram grandes homens! Meus pais estão idosos e necessitando de minha pre

A Corrupção Humana - Uma reflexão

 






A Frieza da Humanidade – Tudo é Normal


No mundo atual está cada vez mais difícil acreditarmos nas pessoas, mas o intrigante é que nós somos as pessoas.

Tanto no meio de minha família quanto em minha sala de aula aconselho sempre as pessoas a terem empatia pelo outro, a se colocarem em seu lugar antes de tomarem alguma atitude: E se fosse você? – eis a pergunta.

Às vezes, tomamos determinadas decisões ou agimos de certa maneira com o outro sem pensar como seria se fôssemos nós no lugar dele. Não paramos, não refletimos, não nos imaginamos no lugar dessa pessoa. Isso acontece, talvez, pela pressa, pela incredulidade ou até mesmo pela indiferença com relação ao outro.

Nosso mundo está se tornando um ártico, a parte dele onde o sol bate e aquece está extinta, estamos mais insensíveis do que nunca. A pandemia veio para nos mostrar que TODOS somos iguais, no entanto, nos obrigou a nos isolarmos mais, nos aproximando muito de quem já tínhamos um apreço e nos afastando demais de quem nunca tomamos conhecimento. Estamos frios. Passou-se a ser normal ver um homem bater em uma mulher e deixar pra lá, porque “eu não tenho nada com isso”, passou-se a ser normal uma mãe surrar seu filho e ninguém denunciar porque “o moleque precisa de correção”, passou-se a ser normal um marido olhar desrespeitosamente para outra mulher na frente de sua esposa e todos concordarem porque “ele é homem”, passou-se a ser normal encontrar algo perdido e não devolver porque “ninguém mandou ser descuidado”, passou-se a ser normal receber dinheiro a mais de troco e não reconhecer, porque “deixa pra lá, é só um troquinho a mais” e por aí vão os tantos normais que desacatam o Ser Humano. Tantos normais que nos fazem corruptos. Tantos normais que nos fazem negligentes e cúmplices de crimes que “ninguém viu” ou não quer ver, mas participou de alguma forma.

Com isso desacreditamos no outro. Perdemos a confiança. Olhamos ao redor e generalizamos a falta dos valores universais¹, sem percebermos, que no meio estamos nós.  

A facilidade do mundo atual nos trouxe uma insegurança no ser humano. Vemos pessoas confusas, pessoas se perdendo nelas mesmas, pessoas se perdendo do outro, pessoas simplesmente perdidas em curtidas, em holofotes, em visualizações, em números. Pessoas sem humanidade. Pessoas robotizadas ou meramente instintivas. 

O planeta está aí, sobrevivendo no meio de concretos, fumaças e poeiras, enquanto a humanidade está doente. Tanta descrença, tanta corrupção e tanta indiferença precisam ter seu fim para que haja esperança na Terra.

Sempre vejo a cada manhã de sol, o sonho por igualdade, por amor ao próximo, por um lugar melhor e esse sentimento deve permanecer pelo resto do dia abrindo margem para uma conscientização coletiva. E essa conscientização deve começar por mim.

Faça isso. Comece por você a mudança por uma humanidade melhor!

Beijinhos.



¹O conceito valores universais se enquadra dentro da dimensão moral do ser humano. Estes valores se referem à liberdade, justiça generosidade, amor, paz, solidariedade e honestidade, conceitos que estão presentes em todas as tradições culturais. Fonte: https://conceitos.com/valores-universais/


Comentários

  1. Lindo texto e verdadeiras colocações.. O mundo chega até a nos assustar do modo como vemos algumas pessoas se comportarem,sem empatia, sem cuidado com o outro, sem respeito ,com negacionismos e tamb´m tratanso mal o ambiente.

    beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Chica, também me assusto com determinados comportamentos. Espero que ao invés de piorarem, como é a tendência, eles se atenuem por uma boa educação e conscientização.

      Beijinhos.

      Excluir
  2. O maior problema é olhar e apontar sempre para o vizinho.
    Mais fácil mas nada eficaz.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Pedro apontar e se esquecer de se olhar. Falta educação e conscientização.

      Beijinhos.

      Excluir
  3. Corrupção responsável pelo inacreditável desajuste social à medida que provoca abismos incríveis entre aqueles que tem tudo e outro que não tem nada.
    Um país no qual poucos "donos" subjugam a imensa maioria de um povo trabalhador e miserável.
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  4. Gostei de ler o seu trabalho. Muito se poderia dizer refletindo sobre o mesmo. Duas palavras, apenas.
    Saber distinguir o actor da pessoa não é fácil, nos nossos dias. "Acredtar" no papel ou papéis que cada um desempenha pode tornar-se fatal ... Pior que a corrupção económica é a dos valores universais que se tem verificado. Quando os princípios da moral mais ou menos religiosa perdem importância e não são substituídos pela uma ética esclarecida e firme, ocorre lentamente uma difusa corrupção das pessoas que passam a guiar-se, muitas vezes, pelos seus interesses pessoais egocêntricos, estimuladas pelas doutrinas neoliberais.
    Não se arrependa de transmitir aos seus alunos a educação primordial à coesão e harmonia de toda a sociedade humana.
    Obrigado, Cleo, por ter passado pelo meu espaço e por ter deixado uma apreciaçao simpática.
    Guarde sua saúde e aceite um beijo amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço sua retribuição, Agostinho. Gostei de seu blog e esporadicamente, quando o trabalho me der uma folga, irei visitá-lo novamente. Os valores que deveriam abranger a todos por serem universais, infelizmente, estão sendo esquecidos. Vemos sem poder fazer nada o que acontece no Afeganistão, também vivemos com em uma guerra fria a corrupção no Brasil com tamanha desigualdade que leva a tantos desamores, violência, mortes, fome, furtos e tantos outros fatores negativos que nos faz refletir no sentido vida. Não deixo de levar o que há de melhor, a esperança, o amor, a empatia para meus alunos. Pois ainda acredito.

      Beijinhos.

      Excluir
  5. Brilhante reflexão. Vivemos num mundo cada vez mais frio e desumanizado. É cada um por si e não se pensa no outro. Há que tentar inverter esta situação e a mudança que gostaríamos que acontecesse, para haver mais harmonia e fraternidade entre todos tem de começar realmente por nós, pelas nossas atitudes.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Maria. Mesmo vivenciando o que o há de pior não me deixo esmorecer. Vamos sempre fazer a diferença, pois acredito na essência da bondade humana.

      Beijinhos.

      Excluir
  6. Mesmo eu não gostando da pandemia, do isolamento, devo admitir que foi a melhor coisa que me aconteceu nos últimos tempo depois da depressão (parece insano dizer isso né? mas é a mais pura verdade), eu tive tempo para pensar, tive uma desintoxicação das redes, e me redescobri, parei de me preocupar só com os outros, aqueles outros que em muitos casos só se preocupam com eles mesmos, descobri ou re descobri a minha família, não lembro quanto tempo ficamos tão juntos assim, cada um no seu trabalho e era um bom dia, boa noite e a vida seguia acelerada ... Tive tempo de redescobrir meus filhos (estranho isso né), de estar junto, de ouvir eles, enfim, tudo foi muito ruim em relação ao isolamento, mas reaprendi o que realmente tem valor e quem tem valor pra mim. Eu mudei com tudo isso, mas mudei pra melhor, ao contrário da frieza me tornei mais atenta, mais empática, não que não fosse, mas agora é diferente ... Tua reflexão está perfeita, não podemos exigir do outro aquilo que não damos e não temos em nós!
    Bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minda, também deve ter lido que tive depressão, em meu caso é recorrente, mas desta vez foi diferente, quase perdi a visão e amadureci em meses o que em anos não havia conseguido. Estou mais comunicativa com meus filhos, mais humana, mais livre de amarras. E, portando, olho o outro com mais afeto.
      Obrigada por vir e compartilhar conosco seu depoimento.

      Boa semana. Beijinhos

      Excluir
  7. Muy bue texto lamentablemente real esa falta de humanidad !! Todos debemos aprender a convivir en este mundo.. Besos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, Hanna. Devemos aprender a conviver neste mundo com as pessoas.

      beijinhos.

      Excluir
  8. Descobri este site essa semana e já estou adorando os conteúdos, são ótimos!

    Parabéns! 👏

    Meu Blog: Meu Sonho

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Cléo. Obrigado pela reflexão e texto. Temos que apontar mais para a nossa imagem refletida no espelho para sermos pessoas melhores. Também acho que a pandemia veio para mostrar que pobres e ricos, de qualquer parte do planeta Terra são todos iguais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos seres humanos, seres viventes da mesma espécie. Muito obrigada por vir, meu querido.

      Beijinhos.

      Excluir
  10. Ótima reflexão...
    Regressei e sinto a sua ausência nos meus 'blogs'...
    Despedi-me no final de Julho, na comemoração da Amizade...
    Bom fim de semana. Abraço.
    ~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Majo, que bom que voltou. Entro pouco porque tenho trabalhado muito, mas assim que puder vou lá visitar seu cantinho.

      Beijinhos

      Excluir
  11. Mudar de paradigma é urgente. Um beijinho

    ResponderExcluir
  12. Feliz Natal, querida amiga Cleo.
    Menino Jesus, nossa Alegria.
    Que Deus lhe dê um Natal muito abençoado junto aos seus amados!
    Saúde, paz e amor sempre.
    Lembre-se dos amigos virtuais junto à sua mesa de Festa.
    Que não falte pão e Amor!
    Beijinhos carinhosos, festivos e fraternos
    ❤️💚🌲😘

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entreabertas

Devasso Coletivo

Labirintite não é doença só de idoso não,viu?