Volta por cima

Imagem
Volta por cima Casamento de meu primogênito. Quanto tempo?! Isso mesmo, mas ainda estou por aqui. Minha vida deu uma virada significativa desde que Deus se revelou para mim.  Depois que recuperei da tentativa contra vida, voltei a sonhar. Ainda tenho sequelas como a visão embaçada, no entanto isso não me atrapalha no dia-a-dia. Estou firme nos propósitos que formulei para estar sempre na vontade de Deus. Consegui vencer a depressão, trabalho com dedicação no trato com meus alunos, tenho comunhão na igreja com as pessoas e com Deus, entrei na autoescola e tirei minha CNH. Estou dirigindo!!!!! Hoje, quase 3 anos depois do fundo do poço, estou vivendo o melhor de Deus. Nunca imaginei viver essa sensação tendo vivido deprimida por anos. Quando Deus tomou o controle de minha vida, realmente, tudo mudou. Ele governa tudo. O Espírito Santo que habita em mim tem me capacitando a ser um Ser Humano melhor. Meus filhos se formaram grandes homens! Meus pais estão idosos e necessitando de minha pre

Meu Pé de Jabuticaba

 


Meu pé de jabuticaba
Minha jabuticabeira


 

Moro num bairro um pouco afastado do centro de minha cidadezinha sul fluminense, rodeada por morros e montanhas, e por tal conhecida por *Vale do café, denominação turística dada ao conjunto de 15 municípios regionais do Vale do Paraíba do Sul Fluminense, localizado aproximadamente a 120 km da cidade do Rio de Janeiro, sendo Barra do Piraí, Barra Mansa, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Pinheiral, Piraí, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda que produziam 75% do café consumido mundialmente na década de 1860 garantindo ao Brasil a liderança mundial na produção e exportação de café. Atualmente, de 30 dessas fazendas, estão abertas à visitação.  Minha região é muito linda! O ar é puro. Há cachoeiras que nem visito, mas são lindas, segundo minhas colegas comentam. Só me lembro de ter ido umas duas vezes na adolescência, mas a água era tão gelada que não quis voltar. 

    Minha região é muito linda! O ar é puro. Há cachoeiras que nem visito, mas são lindas, segundo minhas colegas comentam. Só me lembro de ter ido umas duas vezes na adolescência, mas a água era tão gelada que não quis voltar.

    Na verdade, não precisamos sair do país, ou estado ou até mesmo nossa cidade para ver a magnitude da natureza.

    Em meu quintal tem duas árvores frutíferas, uma jabuticabeira e um abacateiro, ambos frutificam o ano todo, o único problema é que meu quintal vive cheio de folha, flores e restos de frutas o que se transforma em esterno que minha cachorra Pantera (uma pitbull que tenho há 3 anos) faz questão de espalhar e misturar com  outras coisas fazendo a maior bagunça.

    A jabuticabeira, então, floresce o ano todo! Eu nem chego a provar as jabuticabas, pois enjoo só de ver a quantidade. Mas, tem passarinhos que vêm em minha casa só pra degustar seus frutos e, assim, deixar seu canto em troca deles pra mim.

    No entanto, por causa dessas árvores, recebo, diariamente, visitas de dois casais de cocotas que, pela manhã, vêm me despertar com suas conversas, sempre alegres, até em dia de chuva, aliás, acredito que mais nestes dias. Posso estar desanimada, mas quando ouço o tagarelar delas e o canto do bem-te-vi, eu logo dou um jeito de me aplumar. Penso ser Deus me chamando através desses cantos pra viver enquanto posso, enquanto ouço, enquanto vivo. Enquanto tenho o ar para respirar.

    A natureza nos ensina muito! Só em estar ali sempre, todos os dias, todas as noites, todo o sempre. Enquanto nos é permitido. Enquanto o Homem não a extermina de vez. Enquanto não chega a nossa vez.

    A conscientização, acerca do meio ambiente, deveria ser obrigatória para se viver em nosso planeta Terra.

 

Você não concorda? 😉

 

Beijinhos.

 

*Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Vale_do_Caf%C3%A9



Comentários

  1. Concordo plenamente! Linda essa interação com a natureza.Faz bem! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Cléo
    Concordo com você quando diz que não precisamos sair de nossas cidades pois as belezas que Deus nos deu está ali bem no fundo do nosso quintal
    E que delícia ser despertada pelo canto dos passarinhos
    Gostei imenso da sua prosa
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracita, há muito a admirar por perto.

      O canto dos passarinhos transmite paz.
      Beijinhos

      Excluir
  3. Olá Cléo,
    Conheço bem esta região que tu resides. Sou um ser citadino (extremamente urbano) e concordo muito contigo, quando diz, que não precisamos sair da nossa cidade para ver a magnitude da natureza.
    Jabuticaba (ou Jaboticaba)... Adoro! Seja qual for a maneira da sua grafia. Gosto principalmente daquelas maiores - “do mato”. Jabuticabeiras me remetem aos meus tempos de criança, na casa da minha saudosa e amada, vó Lourdes... Ela dizia que meus olhos negros, pareciam duas jabuticabas.
    Bela crônica.
    Carinhosos beijos e cuide-se!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa Jabuticabeira foi plantada pela minha falecida vozinha Rosa. Nossos ancestrais tinham tanto a nos oferecer!!!

      Beijinhos

      Excluir
  4. Amei seu escrito, Jaque! E sua conscientização e interesse pela natureza e o fato de ter escrito sobre isso 💕 Agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ana, por ter me inspirado, você é uma pessoas especial, mesmo à distância.
      Beijinhos

      Excluir
  5. Bom dia de domingo, querida amiga Cleo!
    Concordo sim. Precisamos dar valor à natureza e seus frutos nos alimentarão até nosso fim cá na Terra.
    Adoro jabuticaba. Docinha e, mesmo deixando a boca roxa, é uma delícia de se saborear.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vejo tantas que nem saboreio.

      Obrigada por seu depoimento, Roselia.
      Beijinhos

      Excluir
  6. Boa tarde, Cléo!
    Claramente que sim, concordo, Adorei o seu texto!:)
    **
    Preciso de ti, da tua malícia ...
    -
    Beijos, e um excelente Domingo

    ResponderExcluir
  7. Preservar a Natureza é nosso dever, já que ela nos encanta e deslumbra a cada dia que passa.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Todos os dias vão dois passarinhos comer à minha varanda.
    Deixo-lhe comida, água, e eles aparecem.
    Bjs, boa semana

    ResponderExcluir
  9. Conscientização é fundamental para preservação! Lindo lugar. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Ives.
      Aqui é bem aconchegante para quem aprecia a natureza.

      Beijinhos

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entreabertas

Devasso Coletivo

Labirintite não é doença só de idoso não,viu?