Inclusão - Uma Realidade que os números não mostram

Imagem
  O ser humano é um ser único com o seu conjunto biológico e seu contexto social. A diversidade humana é bastante rica e, ao mesmo tempo, pode ser complexa, principalmente, quando a característica da diferença que tratamos é uma deficiência. Por mais que evoluamos com tecnologias avançadas o olhar para uma pessoa "diferente” continua existindo. A diversidade humana com todo o seu diferencial é bem discutida no meio educacional nos dias atuais e, segundo Mantoan (2003) “ está sendo cada vez mais desvelada e destacada e é condição imprescindível para se entender como aprendemos e como compreendemos o mundo e a nós mesmos” . No entanto, a maioria das instituições brasileiras não está preparada para trabalhar com as diferenças de uma deficiência. Buscam apoio nas secretarias de educação que devido à falta de estrutura e de pessoal, na maioria das vezes, não conseguem suprir as necessidades de suas unidades escolares que lançam sobre os professores a responsabilidade de arcar com os al...

Meu Pé de Jabuticaba

 


Meu pé de jabuticaba
Minha jabuticabeira


 

Moro num bairro um pouco afastado do centro de minha cidadezinha sul fluminense, rodeada por morros e montanhas, e por tal conhecida por *Vale do café, denominação turística dada ao conjunto de 15 municípios regionais do Vale do Paraíba do Sul Fluminense, localizado aproximadamente a 120 km da cidade do Rio de Janeiro, sendo Barra do Piraí, Barra Mansa, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Pinheiral, Piraí, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda que produziam 75% do café consumido mundialmente na década de 1860 garantindo ao Brasil a liderança mundial na produção e exportação de café. Atualmente, de 30 dessas fazendas, estão abertas à visitação.  Minha região é muito linda! O ar é puro. Há cachoeiras que nem visito, mas são lindas, segundo minhas colegas comentam. Só me lembro de ter ido umas duas vezes na adolescência, mas a água era tão gelada que não quis voltar. 

    Minha região é muito linda! O ar é puro. Há cachoeiras que nem visito, mas são lindas, segundo minhas colegas comentam. Só me lembro de ter ido umas duas vezes na adolescência, mas a água era tão gelada que não quis voltar.

    Na verdade, não precisamos sair do país, ou estado ou até mesmo nossa cidade para ver a magnitude da natureza.

    Em meu quintal tem duas árvores frutíferas, uma jabuticabeira e um abacateiro, ambos frutificam o ano todo, o único problema é que meu quintal vive cheio de folha, flores e restos de frutas o que se transforma em esterno que minha cachorra Pantera (uma pitbull que tenho há 3 anos) faz questão de espalhar e misturar com  outras coisas fazendo a maior bagunça.

    A jabuticabeira, então, floresce o ano todo! Eu nem chego a provar as jabuticabas, pois enjoo só de ver a quantidade. Mas, tem passarinhos que vêm em minha casa só pra degustar seus frutos e, assim, deixar seu canto em troca deles pra mim.

    No entanto, por causa dessas árvores, recebo, diariamente, visitas de dois casais de cocotas que, pela manhã, vêm me despertar com suas conversas, sempre alegres, até em dia de chuva, aliás, acredito que mais nestes dias. Posso estar desanimada, mas quando ouço o tagarelar delas e o canto do bem-te-vi, eu logo dou um jeito de me aplumar. Penso ser Deus me chamando através desses cantos pra viver enquanto posso, enquanto ouço, enquanto vivo. Enquanto tenho o ar para respirar.

    A natureza nos ensina muito! Só em estar ali sempre, todos os dias, todas as noites, todo o sempre. Enquanto nos é permitido. Enquanto o Homem não a extermina de vez. Enquanto não chega a nossa vez.

    A conscientização, acerca do meio ambiente, deveria ser obrigatória para se viver em nosso planeta Terra.

 

Você não concorda? 😉

 

Beijinhos.

 

*Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Vale_do_Caf%C3%A9



Comentários

  1. Concordo plenamente! Linda essa interação com a natureza.Faz bem! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Cléo
    Concordo com você quando diz que não precisamos sair de nossas cidades pois as belezas que Deus nos deu está ali bem no fundo do nosso quintal
    E que delícia ser despertada pelo canto dos passarinhos
    Gostei imenso da sua prosa
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracita, há muito a admirar por perto.

      O canto dos passarinhos transmite paz.
      Beijinhos

      Excluir
  3. Olá Cléo,
    Conheço bem esta região que tu resides. Sou um ser citadino (extremamente urbano) e concordo muito contigo, quando diz, que não precisamos sair da nossa cidade para ver a magnitude da natureza.
    Jabuticaba (ou Jaboticaba)... Adoro! Seja qual for a maneira da sua grafia. Gosto principalmente daquelas maiores - “do mato”. Jabuticabeiras me remetem aos meus tempos de criança, na casa da minha saudosa e amada, vó Lourdes... Ela dizia que meus olhos negros, pareciam duas jabuticabas.
    Bela crônica.
    Carinhosos beijos e cuide-se!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa Jabuticabeira foi plantada pela minha falecida vozinha Rosa. Nossos ancestrais tinham tanto a nos oferecer!!!

      Beijinhos

      Excluir
  4. Amei seu escrito, Jaque! E sua conscientização e interesse pela natureza e o fato de ter escrito sobre isso 💕 Agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ana, por ter me inspirado, você é uma pessoas especial, mesmo à distância.
      Beijinhos

      Excluir
  5. Bom dia de domingo, querida amiga Cleo!
    Concordo sim. Precisamos dar valor à natureza e seus frutos nos alimentarão até nosso fim cá na Terra.
    Adoro jabuticaba. Docinha e, mesmo deixando a boca roxa, é uma delícia de se saborear.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vejo tantas que nem saboreio.

      Obrigada por seu depoimento, Roselia.
      Beijinhos

      Excluir
  6. Boa tarde, Cléo!
    Claramente que sim, concordo, Adorei o seu texto!:)
    **
    Preciso de ti, da tua malícia ...
    -
    Beijos, e um excelente Domingo

    ResponderExcluir
  7. Preservar a Natureza é nosso dever, já que ela nos encanta e deslumbra a cada dia que passa.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Todos os dias vão dois passarinhos comer à minha varanda.
    Deixo-lhe comida, água, e eles aparecem.
    Bjs, boa semana

    ResponderExcluir
  9. Conscientização é fundamental para preservação! Lindo lugar. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Ives.
      Aqui é bem aconchegante para quem aprecia a natureza.

      Beijinhos

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entreabertas

Devasso Coletivo

Amar ou não Amar?