Volta por cima

Imagem
Volta por cima Casamento de meu primogênito. Quanto tempo?! Isso mesmo, mas ainda estou por aqui. Minha vida deu uma virada significativa desde que Deus se revelou para mim.  Depois que recuperei da tentativa contra vida, voltei a sonhar. Ainda tenho sequelas como a visão embaçada, no entanto isso não me atrapalha no dia-a-dia. Estou firme nos propósitos que formulei para estar sempre na vontade de Deus. Consegui vencer a depressão, trabalho com dedicação no trato com meus alunos, tenho comunhão na igreja com as pessoas e com Deus, entrei na autoescola e tirei minha CNH. Estou dirigindo!!!!! Hoje, quase 3 anos depois do fundo do poço, estou vivendo o melhor de Deus. Nunca imaginei viver essa sensação tendo vivido deprimida por anos. Quando Deus tomou o controle de minha vida, realmente, tudo mudou. Ele governa tudo. O Espírito Santo que habita em mim tem me capacitando a ser um Ser Humano melhor. Meus filhos se formaram grandes homens! Meus pais estão idosos e necessitando de minha pre

Valorizar o outro- Uma capacidade para poucos




O QUE É VALORIZAÇÃO?

Em inglês, valorização significa “dar força a outro”. Definimos o que somos no contexto de como os outros nos veem. Todos desejamos por sermos valorizados e, assim, encorajados por parte de alguém. Essa aceitação nos dá um sentimento de integração, identidade, talvez, até uma certa igualdade.
Ao encorajarmos alguém com comentários positivos, nós lhe damos forças para reconhecer seus dons e essa contribuição, com certeza, fará bem à sua vida. Temos isso em nosso meio, essa valorização faz-se necessária para se enfrentar as agruras do dia-a-dia, para se sobreviver em comunidade, na escola ou em um ambiente de trabalho, onde sempre há competições entre as pessoas, mesmo que não tão explícitas. Sem o reconhecimento de uma valorização e o carinho que a acompanha, é provável que fiquemos alienados e desmotivados.
Elogiar, pode ser difícil, talvez para quem é orgulhoso, mas é um toque terno e sensível de um ser humano em outro que encoraja a reconhecer o potencial que é dado por Deus, e não custa nada – é de graça!

Isso me remete aos meus alunos, todo ano temos sempre aqueles com mais dificuldades, aqueles que precisam de nós mais do que os demais, aqueles que precisamos ter um olhar diferenciado, um olhar mais apurado. Devemos valorizar todos! Cada um dentro de suas limitações, de suas possibilidades, de suas capacidades, estudar meios para compreender o que está acontecendo para que o aprendizado não esteja acontecendo como o esperado.

Trabalho há mais de 10 anos com alunos especiais, e me lembro do caso de Helen Keller (Biografia de Helen Keller) que é admirada por todo o mundo. No entanto, nem sempre foi um exemplo bonito. Lembram do início de sua história?

Nasceu cega, surda e com muita energia expressando suas frustrações em acessos de Ira e raiva. Provocada ou não ficava violenta e batia nas pessoas com qualquer objeto que suas mãos pudessem encontrar. Chutava, batia e mordia sempre que se sentia contrariada, seu pai gritava mesmo que ela não ouvindo, sugeriu, inclusive, que fosse para um manicômio, sua mãe tentava ser compreensiva, mas nada resolvia. Uma vez, escreveram que na sua primeira infância ela era como “um animal descontrolado e selvagem”.

Assim que Helen chegou aos seis anos, ela conheceu uma pessoa que entrou na sua vida para mudar sua história, que olhou para ela de uma forma diferente, que olhou para seu íntimo, alguém que conhecia a palavra valorização. Ann Sullivan, ela própria tinha sido vítima de limitações como eu já fui, como você pode ter sido ou é.

Durante os primeiros dias Hellen batia, mordia, dava pontapés, jogava coisas em Ann que teve esse desafio, mas era forte e toda essa demonstração de raiva só fez com que ficasse mais firme em seu propósito.

Ann lhe dava palmada gentil negava alimento a menos que estivesse disposta a comer com boas maneiras, no entanto, sempre a recompensava com um abraço. Anos mais tarde relembrando esse passado Helen escreveu: “Senti passos que se aproximavam e estendi a mão como supunha, à minha mãe. Alguém a tomou e fui abraçada e apertada. Ela viera a revelar tudo para mim e, mais que qualquer outra coisa, amar-me”. Aquele gesto de Ann abriu um mundo ao redor Helen, cheio de beleza, de encanto. 

Ela se apegou em Ann como uma pessoa que podia transformar sua vida, alguém que podia fazê-la enxergar sem os olhos, ouvir sem o som, e ter vida em toda aquela escuridão.

Ann enxergou em Helen além do que os olhos podiam ver, o seu potencial.  Ela sabia que um elogio e um carinho podiam tirar todas as possibilidades que haviam dentro daquela criança desamparada.

Portanto, se você estiver enfrentando um desafio como o de Ann, não olhe com os olhos, enxergue com a alma e valorize o ser humano que tens nas mãos. Você pode fazer a diferença, não espere pelos outros, faça! Seja em sua casa, seja em sua faculdade, seja em seu trabalho ou mesmo em sua vizinhança ou comunidade religiosa, faça a diferença!



 Beijinhos!!!


















Comentários

  1. Algo que todos necessitamos.
    Bjs, boa semana

    ResponderExcluir
  2. Também trabalho com crianças com necessidades de educação especial, cada uma com a sua história e sem dúvida, sermos valorizados é uma grande ajuda para continuarmos em frente. Faço questão de elogiar as pessoas , de lhes fazer chegar que gosto delas, muitas não estão habituadas a receber elogios, é uma pena, porque depois não os dão... beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que também não sei receber, são tão raros!

      Mas, gosto de fazer para ver a superação!

      Beijinhos, flor!

      Excluir
  3. Como Avó de uma criança especial de 15 anos, e, já tendo feito um POQ durante 4 meses com crianças especais dos 6 aos 10 anos, pude ver a forma como trabalham com eles. Também fiz um estágio com jovens adultos numa Cerci. (todos eles especas e diferentes), adorei lidar com eles. Adorei de ter recebido boas palavras por parte dos pais. Pena que acabou o tempo e tive de sair. Daí, comecei a valorizar muito o trabalho dos Professores que lidam com eles e conseguem algumas vitórias. Parabéns!

    Beijos e um dia feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um trabalho bem gratificante! É demorado, cansativo, às vezes, mas vale a pena.

      Beijinhos.

      Excluir
  4. Maravilha de dissertação (lição...srrsssss...)
    Conhecendo bem a história de Helen Keller, li tudo com a maior atenção...
    Parabéns pelo dom.
    Dias repletos de alegrias e sucessos.
    Beijos
    ~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Majo, que conheces!!!
      Saõ exemplos como esses que nos mostram que nossa missão aqui não é em vão.

      Obrigada por vir.

      Beijinhos.

      Excluir
    2. Ainda te aguardo no espetáculo de tango...
      Ótimo para descontrair, vais gostar.
      Beijinhos
      ~~~

      Excluir
  5. Um belo texto, gostei de o ler minha amiga e aproveito para desejar a continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para você também desejo, meu amigo Francisco.
      Obrigada.
      ;)

      Excluir
  6. Que beleza e valorizar o outro é importante sempre! Trabalho lindo! beijos, chica

    ResponderExcluir
  7. Diversas são as maneiras de se poder encorajar alguém,
    mas que todas elas sejam feitas com toda a sinceridade
    porque se o não forem, o encorajador poderá estar porém
    a fazer-se passar por pessoa de bem usando de falsidade!

    Gostei de ler cara amiga Cléo Gomes. Boa noite e bons sonhos. Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens toda razão, meu querido Edu!
      Sejamos sempre sinceros!
      Volte sempre!!

      Excluir
  8. É tão importante saber "olhar" os que nos rodeiam com os olhos da alma e do coração, só assim poderemos ajudar e fazer a diferença.
    Brilhante reflexão.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Maria. Nosso olhar faz toda diferença!

      Beijinhos.

      Excluir
  9. Nem todos conseguem " olhar " para dentro da pessoa e ajudar a encontrar o equilíbrio... Nem sempre compreendem que podemos estar assustados, perdidos e necessitamos de uma palavra carinhosa, amável...
    Infelizmente, já me senti muito perdida, muito só e ninguém me ajudou...
    Gostei muito do texto. Obrigada pela visita
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta, também já me senti assim e sem ninguém, aliás, ainda me sinto, às vezes, mas hoje já sei me defender de mim mesma, desses sentimentos. Infelizmente, a grande maioria das pessoas não tem essa sensibilidade de olhar o outro além da aparência e de suas atitudes.

      Beijinhos e obrigada por vir.

      Excluir
  10. Valorizar e, principalmente, amar o próximo é a melhor atitude para todos.
    Parabéns pelo texto, muito bom para reflectirmos.
    Cleo, um bom domingo e uma boa semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. CLEO,

    valorizar o outro e mantermos intacta a nossa própria nobreza de sentimentos sem esperar retorno.
    Um abração carioca,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O retorno talvez venha dentro de nós mesmos com o sentimento de dever cumprido.

      Beijinhos.

      Excluir
  12. Boa noite de paz dominical, querida amiga Cléo!
    Tambem trabalhei com meus meninos especiais no inicio da minha carreira e jamais me esqueço das bênçãos que recebi.
    Gosto muito de pessoas positivas que animam aos demais. Dao força e podem salvar uma vida humana ate do suicidio.
    Vamos ajudando a todos com palavras do bem, como você tão bem explicou aqui.
    Adorei o post. Muito bem escrito. Parabens, querida!
    Tenha dias felizes e abencoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    https://espiritual-marazul.blogspot.com/2019/09/amor-da-minha-iris-sou-tua-flor-do-campo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Roselia, podem salvar sim.
      Na vida tenho aprendido que vivemos um pelo outro, mesmo com pessoas más pelo caminho...

      Beijinhos.

      Excluir
  13. Cleo,
    Gosto de ler publicações assim,
    que nos levam a olhar para o outro
    com atenção.
    Maravilhosa publicação.
    Bjins CatiahoAlc. de Ótima nova semana
    Blog: https://delasdelesouviceversa.blogspot.com/
    Blog: https://reflexosespelhandoespalhandoamigos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catia, obrigada por ler.

      Ótima semana para vvocê também!

      Excluir
  14. Há quem se valorize demais e não tenha capacidade para valorizar os outros....

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que você tem razão! Há aqueles que se acham muito!

      Excluir
  15. Olá, Cléo.
    Vivemos em um mundo onde os elogios são tão raros que quando acontecem a gente fica sem reação. Eu procuro sempre elogiar e incentivar as pessoas a minha volta até porque é tão gratificante ver as pessoas tendo conquistas e saber que lá no fundo a gente fez parte daquilo hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito importante saber que fazemos parte do sucessoo do outro outro.

      Beijinhos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entreabertas

Devasso Coletivo

Labirintite não é doença só de idoso não,viu?